Comportamentos constituintes da atuação do psicólogo como acompanhante terapêutico

Autores

  • Otávio Beltramello Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento https://orcid.org/0000-0001-9954-3408
  • Nádia Kienen Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento https://orcid.org/0000-0003-2179-3700

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, Programação de Ensino, Acompanhamento Terapêutico, Atuação profissional do psicólogo

Resumo

Este estudo objetivou identificar comportamentos constituintes do Acompanhante Terapêutico (AT) como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil, a partir de uma obra analítico-comportamental. O procedimento foi constituído por quatro etapas que possibilitaram avaliar, derivar, corrigir e organizar classes de comportamentos a partir da análise da clareza, precisão e concisão das sentenças gramaticais apresentadas nos trechos da obra analisada. Foram identificados 1160 comportamentos, sendo 1002 relacionados à intervenção direta sobre processos comportamentais, 125 relacionados ao ensino e 33 relacionados ao desenvolvimento de conhecimento sobre AT. A atuação do AT em equipe (N=121), por meio do planejamento de intervenções (N=50), vínculo profissional (N=47) e avaliação funcional de demandas da equipe (N=24) foram comportamentos que se destacaram no exame realizado. Isso sugere que a atuação do AT é complexa, sendo sua função principal cooperar com o aumento da eficiência e eficácia de intervenções multiprofissionais em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Beltramello, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (2015) e mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2018). É membro do grupo de pesquisa em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos. Atualmente atua como psicólogo em regime liberal. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Behaviorismo Radical e em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC), atuando principalmente nos seguintes temas: análise de processos comportamentais em variados e diferentes contextos, Análise do Comportamento Aplicada, e história da Análise do Comportamento no Brasil.

Nádia Kienen, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento

Mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós doutorado pela University of Alabama at Birmingham (2017). Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento. Atua com ensino e pesquisa na área de Programação de Condições para o desenvolvimento de comportamentos em contextos organizacionais, educacionais e de saúde.

Downloads

Publicado

2023-04-11