Comportamentos constituintes da atuação do psicólogo como acompanhante terapêutico
Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, Programação de Ensino, Acompanhamento Terapêutico, Atuação profissional do psicólogoResumo
Este estudo objetivou identificar comportamentos constituintes do Acompanhante Terapêutico (AT) como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil, a partir de uma obra analítico-comportamental. O procedimento foi constituído por quatro etapas que possibilitaram avaliar, derivar, corrigir e organizar classes de comportamentos a partir da análise da clareza, precisão e concisão das sentenças gramaticais apresentadas nos trechos da obra analisada. Foram identificados 1160 comportamentos, sendo 1002 relacionados à intervenção direta sobre processos comportamentais, 125 relacionados ao ensino e 33 relacionados ao desenvolvimento de conhecimento sobre AT. A atuação do AT em equipe (N=121), por meio do planejamento de intervenções (N=50), vínculo profissional (N=47) e avaliação funcional de demandas da equipe (N=24) foram comportamentos que se destacaram no exame realizado. Isso sugere que a atuação do AT é complexa, sendo sua função principal cooperar com o aumento da eficiência e eficácia de intervenções multiprofissionais em equipe.
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