Transclínica na Atenção Primária à Saúde: Grupo da Curva
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Integração Comunitária, Saúde HolísticaResumo
O acolhimento de demandas envolvendo os cuidados aos sofrimentos psicossociais na Atenção Primária à Saúde (APS) provoca debates no Sistema Único de Saúde (SUS). A fim de contribuir no acúmulo teórico-metodológico dos cuidados em saúde na APS, analisa-se a experiência do grupo denominado De onde o vento faz a curva? ou Grupo da Curva, desenvolvido semanalmente, em 42 oficinas dialógicas e vivenciais que se estenderam por 10 meses, no ano de 2018. O grupo acolhia jovens, adultas(os) e idosas(os); homens e mulheres. Este relato de experiência visa sistematizar conhecimentos referentes a esse grupo, desde a sua construção; a metodologia dialógica e vivencial empreendida; os processos transclínicos acionados – diferenciando-se da clínica ampliada; e o impacto dessa construção na formação em Saúde Pública. Com esta proposta, é viável apreender desafios e potencialidades na produção de espaços psicossociais na APS, no método, na concepção transclínica e no desenvolvimento profissional voltado ao SUS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).