Transclínica na Atenção Primária à Saúde: Grupo da Curva

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Integração Comunitária, Saúde Holística

Resumo

O acolhimento de demandas envolvendo os cuidados aos sofrimentos psicossociais na Atenção Primária à Saúde (APS) provoca debates no Sistema Único de Saúde (SUS). A fim de contribuir no acúmulo teórico-metodológico dos cuidados em saúde na APS, analisa-se a experiência do grupo denominado De onde o vento faz a curva? ou Grupo da Curva, desenvolvido semanalmente, em 42 oficinas dialógicas e vivenciais que se estenderam por 10 meses, no ano de 2018. O grupo acolhia jovens, adultas(os) e idosas(os); homens e mulheres. Este relato de experiência visa sistematizar conhecimentos referentes a esse grupo, desde a sua construção; a metodologia dialógica e vivencial empreendida; os processos transclínicos acionados – diferenciando-se da clínica ampliada; e o impacto dessa construção na formação em Saúde Pública. Com esta proposta, é viável apreender desafios e potencialidades na produção de espaços psicossociais na APS, no método, na concepção transclínica e no desenvolvimento profissional voltado ao SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Feliphe Jales Coutinho, Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-RH PB) na 2º Região de Saúde.

Técnico integrado em informática pelo CEFET-RN. Graduado em psicologia pela UFRN (CRP - 13/7514). Especialista (Residente  Multiprofissional) em Saúde da Família e Comunidade (Prefeitura de João Pessoa). Terapeuta Holístico. Apoiador Institucional do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba  (CEFOR-RH PB) na 2º Região de Saúde.

Tâmara Albuquerque Leite Guedes, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Mestre em Educação - UFPB. Fisioterapeuta - UFPB. Especialista em Políticas e Gestão do Cuidado em Saúde. Especialista em Fisioterapia na Terapia Intensiva. Diretora Financeira do Instituto Revertendo o Autismo (IRA).

Downloads

Publicado

2023-04-11