Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado
Resumo
Este estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).