Avaliação da Saúde Mental Plena e Fatores Associados: Estudo com Professores do Ensino Privado

Autores

Resumo

Este estudo objetivou verificar os fatores sociodemográficos pessoais, laborais e de saúde associados a saúde mental de docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram 739 professores (70,1% do sexo feminino) com idades entre 18 e 72 anos. Eles responderam um questionário online composto por: Questionário Sociodemográfico, de Saúde e Laboral, Self-Reporting Questionnaire, Escala de Saúde Mental Positiva. A avaliação da saúde mental foi baseada no Modelo de Saúde Mental Plena, criando-se grupos de professores com base na ausência ou presença de Transtornos Mentais Comuns e nível de Saúde Mental Positiva. Executou-se os testes ANOVA e Qui-Quadrado para comparação de médias. Os resultados indicaram diferenças nos grupos quanto: idade, ter filhos, escolaridade, nível de ensino de atuação, tempo de carreira e na instituição, renda mensal, acometimento por doença crônica e busca de atendimento psicológico/psiquiátrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Schaurich dos Santos, SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde

Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFSM), Doutora em Psicologia (Unisinos), Docente do curso de Psicologia da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde.

Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS), Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Wagner de Lara Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia (UFRGS), Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2023-04-11