Quando desconhecidos tornam-se pais e filhos: a formação de vínculos na adoção tardia

Autores

Palavras-chave:

adoção tardia, parentalidade adotiva, vínculos na adoção

Resumo

Este estudo buscou compreender, retrospectivamente, as experiências de formação de vínculos iniciais de famílias formadas por adoção tardia. A coleta de dados ocorreu através de grupo focal e de entrevistas semiestruturadas com pais e mães adotivos, com idades entre 36 e 56 anos que adotaram crianças de 3 a 5 anos. A análise temática gerou cinco grandes temas: o início do vínculo, a sensação de insegurança, a busca de semelhanças, o desejo de devolver e as reações das crianças frente ao processo de vinculação. Os participantes manifestaram satisfação com a adoção e com seus filhos. Enquanto suportaram as dificuldades iniciais, como comportamentos e verbalizações agressivas das crianças, gradualmente construíram o vínculo com seus filhos e experimentaram a sensação de tornar-se pai e mãe.Este estudo avança em relação à literatura existente por explorar a experiência dos pais em casos de adoção tardia e sua percepção sobre a formação do vínculo

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Biografia do Autor

Gabriela de Faria Resmini , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga (Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS), Mestre em Psicologia (UFRGS) e especializanda em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo- CEFI)

Monique Souza Schwochow, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), Mestre e Doutoranda em Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Especialista em Infância e Família (UFRGS) e em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo - CEFI).

Eduarda Lauryn Manoel Soares, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante de Graduação da PUCRS; Voluntária de Iniciação Científica da UFRGS

Vitória Marchesan Savy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Graduação e Bolsista de Iniciação Científica da UFRGS

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Professora Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e Personalidade e do Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia-da UFRGS

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Publicado

2023-04-11