Jornal O Bond e subjetividade feminina na Fortaleza Belle Époque

Autores

Palavras-chave:

Jornal, Mulher, Discurso, Subjetividade

Resumo

Este artigo objetiva analisar características, estratégias e funções dos enunciados sobre a mulher presentes no jornal O Bond, que circulou em Fortaleza durante a chamada Belle Époque. Parte-se de uma abordagem de matiz foucaultiano sobre o discurso, refletindo seus potenciais efeitos de subjetivação.  A partir da análise realizada, observou-se que os enunciados celebram mulheres recatadas, puras, inocentes, virgens e virtuosas, além de mães e esposas dedicadas e submissas ao marido. Sobre os mecanismos de controle presentes no jornal, identificamos a denúncia condenatória dos comportamentos classificados como inadequados, os conselhos, que indicavam às mulheres como elas deveriam se portar e se relacionar, e a difusão do modelo “aceitável” de mulher, deixando claro quais características femininas eram esperadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathássia Matias de Medeiros, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Idilva Maria Pires Germano, Universidade Federa do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001).

Downloads

Publicado

2023-04-11