Jornal O Bond e subjetividade feminina na Fortaleza Belle Époque
Palavras-chave:
Jornal, Mulher, Discurso, SubjetividadeResumo
Este artigo objetiva analisar características, estratégias e funções dos enunciados sobre a mulher presentes no jornal O Bond, que circulou em Fortaleza durante a chamada Belle Époque. Parte-se de uma abordagem de matiz foucaultiano sobre o discurso, refletindo seus potenciais efeitos de subjetivação. A partir da análise realizada, observou-se que os enunciados celebram mulheres recatadas, puras, inocentes, virgens e virtuosas, além de mães e esposas dedicadas e submissas ao marido. Sobre os mecanismos de controle presentes no jornal, identificamos a denúncia condenatória dos comportamentos classificados como inadequados, os conselhos, que indicavam às mulheres como elas deveriam se portar e se relacionar, e a difusão do modelo “aceitável” de mulher, deixando claro quais características femininas eram esperadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).