Bem-estar no Trabalho: investigação da influência da Qualidade de Vida no Trabalho
Palavras-chave:
bem-estar no trabalho, qualidade de vida no trabalho, antecedentesResumo
O estudo do Bem-estar no Trabalho (BET) é vantajoso para os trabalhadores e organizações e está associado com desempenho, absenteísmo, saúde física e mental. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a influência da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no BET. Para a consecução dos objetivos foi utilizada amostra de conveniência de 185 trabalhadores de organizações públicas e privadas, na qual foram aplicadas escalas validadas psicometricamente para cada uma das variáveis, sendo ambas as medidas multidimensionais: QVT (integração, respeito e autonomia; compensação justa e adequada; lazer e convívio social; e incentivo e suporte) e BET (afeto positivo, afeto negativo e realização). A QVT mostrou ser um preditor significativo para todas as dimensões de BET, sendo a dimensão com maior contribuição “integração, respeito e autonomia”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).