Habilidades sociais de adolescentes em conflito com a lei: revisão integrativa da literatura
Palavras-chave:
Delinquência, Adolescente em Conflito com a Lei, Habilidades SociaisResumo
Evidências indicam que o envolvimento de adolescentes com a prática de delitos associa-se a um baixo repertório de habilidades sociais. O objetivo deste estudo foi identificar associações entre déficits nas habilidades sociais e conduta infracional na adolescência. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura em quatro bases de dados: LILACS, PsycINFO, ScieELO e Web of Science. Foi realizado o cruzamento de palavras-chave: “juvenile delinquency”, “juvenile offenders” e “social skills”. Foram selecionados artigos com foco nos temas investigados em português, espanhol e inglês, entre 2008 e 2017. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada pela Escala Downs & Black. Dentre 107 estudos identificados, sete atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Associações significativas entre déficits nas habilidades sociais e conduta infracional foram apontadas em oito estudos. Também foram identificadas associações entre déficits nas habilidades sociais e reincidência infracional. Portanto, melhorias nas habilidades sociais dos adolescentes podem auxiliar para que eles não se envolvam em comportamentos contrários à Lei.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).