Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos

Autores

Palavras-chave:

habilidades sociais, valores de convivência, pré-escolares, literatura infantil, agentes educativos

Resumo

Habilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pinto dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Votuporanga. Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa na área de Habilidades Sociais.

Mariélli Mariko Leite, Centro Universitário de Votuporanga

Mariélli Mariko Leite, Psicóloga pelo Centro Universitário de Votuporanga, pós graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é pesquisadora nível IA do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) e coordenadora de GT sobre Habilidades Sociais na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). 

Talita Pereira Dias, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e especialização em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR - Campinas). Atualmente faz pós doutorado na UFSCar, sob supervisão da Prof Zilda A. P. Del Prette.

Downloads

Publicado

2023-04-11