Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação?
Palavras-chave:
Identidade profissional, Estudantes universitários, Desenvolvimento profissional, Formação profissionalResumo
A transição universidade-trabalho envolve, entre tantos aspectos, a construção da identidade profissional. Buscando contribuir com os estudos sobre a identidade profissional nessa etapa da carreira, esta pesquisa teve como objetivo descrever, numa amostra de universitários concluintes, dois indicadores da identidade profissional e analisar as diferenças em relação ao sexo e à área de formação. Participaram 424 universitários, de ambos os sexos e diferentes áreas de formação. Para análise dos dados, foram realizados cálculos da média e comparação entre grupos. Os resultados informaram que os universitários investigados possuem níveis elevados de identidade profissional, demostrando que se sentem identificados com a profissão que escolheram e com os membros do seu grupo profissional; contudo, ainda não estão seguros quanto à clareza de suas identidades como profissionais. Em relação ao sexo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos; quanto às áreas de formação, os estudantes de cursos das ciências humanas foram os que se mostraram mais identificados com suas futuras profissões e os estudantes da área da saúde os que apresentam maior clareza da identidade profissional. Concluiu-se que a identidade profissional varia entre as diferentes áreas de formação e que características contextuais, específicas de cada área, podem ter sido responsáveis pelas diferenças observadas.
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