Distúrbios da Diferenciação do Sexo: da diferença anatômica à diferença psíquica

Autores

Palavras-chave:

Distúrbios da Diferenciação do Sexo, Diferença Sexual, Psicanálise

Resumo

Os Distúrbios da Diferenciação do Sexo (DDS) são condições congênitas frequentemente expressas por ambiguidade genital, o que dificulta a definição do sexo ao nascimento. Anatomicamente, a diferença entre os sexos se baseia no aspecto da genitália externa. Para a psicanálise, essa diferença resulta de um processo complexo de subjetivação. Neste artigo discute-se especificidades de duas concepções fundamentais na clínica dos DDS: a definição do sexo de criação e a diferença sexual. Aborda os DDS como categoria clínica, destacando o processo de investigação diagnóstica para definição do sexo de criação; e a diferença sexual enquanto construção teórica do campo da psicanálise. Ao mesmo tempo ressalta a importância dos aspectos subjetivos e destaca a possibilidade de articulação entre as duas concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Soares Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialização em Psicologia Hospitalar e intervenção em instituições de saúde pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, AL-Brasil. Psicóloga Clínica.

Isabella Lopes Monlleó, Universidade Federal de Alagoas

Docente da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Médica Geneticista do Serviço de Genética Clínica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Genética Médica pela Universidade Estadual de Campinas.

Susane Vasconcelos Zanotti, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Instituto de Psicologia/UFAL. Programa de Pós-Graduação em Psicologia PPGP/UFAL. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-04-11