Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria

Autores

Palavras-chave:

Produção Subjetiva, Consumo, Jovens

Resumo

A partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da  produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.

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Biografia do Autor

Guilherme Machado Paim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Inês Hennigen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUCRS. Docente do PPG em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

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Publicado

2023-04-11