“Os dois lados da moeda”: Percepção de estudantes sobre os benefícios da pior experiência escolar

Autores

Palavras-chave:

violência entre pares, benefícios, impacto sobre o bem-estar

Resumo

Apesar dos efeitos negativos que a violência entre pares pode gerar, estudantes também podem relatar benefícios após a vivência de eventos aversivos. Esse estudo objetivou caracterizar a percepção de estudantes sobre a ocorrência de impactos positivos de sua pior experiência escolar. Para tanto, 313 estudantes universitários responderam a um instrumento retrospectivo sobre suas piores experiências escolares e o impacto dessas experiências sobre o bem-estar emocional. Os benefícios descritos por 36,1% foram aprimoramento das competências (mudança de comportamento e ampliação do repertório de habilidades, autoconfiança e valorização da própria opinião, assertividade, autocontrole, respeito pelos outros e aceitação da diferença, auto aceitação e empatia); 24,9% indicaram ressignificação das experiências aversivas (maior amadurecimento, superação de adversidades, resiliência e novo olhar sobre os eventos); e 21,2% apontaram benefícios sociais (aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e amizades e estreitamento de laços familiares). A identificação de tais benefícios pode estimular o desenvolvimento de intervenções.

Biografia do Autor

  • Paloma Pegolo de Albuquerque, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

    Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrado em Educação Especial pela UFSCar.

  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

11-04-2023