“Os dois lados da moeda”: Percepção de estudantes sobre os benefícios da pior experiência escolar

Autores

Palavras-chave:

violência entre pares, benefícios, impacto sobre o bem-estar

Resumo

Apesar dos efeitos negativos que a violência entre pares pode gerar, estudantes também podem relatar benefícios após a vivência de eventos aversivos. Esse estudo objetivou caracterizar a percepção de estudantes sobre a ocorrência de impactos positivos de sua pior experiência escolar. Para tanto, 313 estudantes universitários responderam a um instrumento retrospectivo sobre suas piores experiências escolares e o impacto dessas experiências sobre o bem-estar emocional. Os benefícios descritos por 36,1% foram aprimoramento das competências (mudança de comportamento e ampliação do repertório de habilidades, autoconfiança e valorização da própria opinião, assertividade, autocontrole, respeito pelos outros e aceitação da diferença, auto aceitação e empatia); 24,9% indicaram ressignificação das experiências aversivas (maior amadurecimento, superação de adversidades, resiliência e novo olhar sobre os eventos); e 21,2% apontaram benefícios sociais (aprimoramento dos relacionamentos interpessoais e amizades e estreitamento de laços familiares). A identificação de tais benefícios pode estimular o desenvolvimento de intervenções.

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Biografia do Autor

Paloma Pegolo de Albuquerque, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrado em Educação Especial pela UFSCar.

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2023-04-11