Vulnerabilidade, Sofrimento Psíquico e Trabalho: o caso dos agentes penitenciários
Palavras-chave:
vulnerabilidade, vulnerabilidadeprisão, condições de trabalho, saúde mental, estresseResumo
Agentes penitenciários estão constantemente expostos a situações de violência e precárias condições de trabalho, as quais estão associadas ao surgimento de enfermidades ocupacionais. O objetivo deste trabalho foi investigar as condições e o processo de trabalho de agentes penitenciários e suas repercussões na saúde mental, na vida social e familiar do trabalhador. Os locais de pesquisa foram 05 unidades prisionais de um estado do Nordeste brasileiro. Realizou-se entrevistas com 06 gestores das unidades, 19 agentes penitenciários e 09 familiares dos agentes que concordaram em participar. Detectou-se desvalorização social da profissão, que associada às condições de trabalho e às particularidades do processo e organização do trabalho, tornam esses trabalhadores vulneráveis nas dimensões: subjetiva, evidenciada pela dinâmica cotidiana que leva ao sofrimento; familiar, devido à rotina de trabalho amedrontadora; relacionada ao trabalho, a partir da falta de controle, sentido e autonomia; e programática, caracterizada pela baixa visibilidade no âmbito das políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).