Desenvolvimento de comportamentos de estudo de universitários: elaboração e avaliação piloto de uma capacitação
Palavras-chave:
Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos, comportamento de estudo, estudantes universitários, Programação de Ensino, Análise do ComportamentoResumo
Estudar é um comportamento complexo e requerido para o sucesso acadêmico e profissional, apesar de raramente ensinado. Os objetivos deste artigo são descrever o processo de construção de um programa de capacitação para desenvolver comportamentos de estudo em universitários baseado nos princípios de uma tecnologia de ensino (PCDC); apresentar resultados preliminares relacionados à aplicação deste. O programa foi formulado em três etapas: seleção dos comportamentos-objetivo a serem ensinados; sequenciamento e organização desses comportamentos-objetivo em módulos e planejamento das condições de aprendizagem. A capacitação resultou em quatro módulos: gestão do ambiente físico, gestão do tempo, leitura funcional e auto monitoramento e foi aplicada com 14 estudantes de Psicologia. Foram aplicados instrumentos validados que avaliam comportamentos de estudo. A comparação dos dados com pré e pós-teste, utilizando teste t de Student, indica que o programa foi eficiente para desenvolver comportamentos relacionados ao planejamento de tempo, autoconhecimento e pré-requisitos para leitura funcional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).