Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais
Palavras-chave:
Formação Profissional, Atuação do Psicólogo, Políticas PúblicasResumo
A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).