Formação e atuação de egressos da Psicologia UFSCar: um recorte para as políticas públicas sociais

Autores

Palavras-chave:

Formação Profissional, Atuação do Psicólogo, Políticas Públicas

Resumo

A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo, que investigou aspectos da relação entre formação e prática profissional no contexto das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (SUS e SUAS) de egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formados entre 2009 e 2013. Os objetivos foram: caracterizar a formação e o campo de atuação de tais egressos; bem como verificar a porcentagem e as especificidades na formação daqueles que já atuaram no SUS e/ou SUAS. Foram obtidas respostas de 74 das 180 pessoas formadas no período, destacando que 39,2% já atuaram no SUS e/ou SUAS. São descritas as vivências práticas durante a formação e as experiências profissionais. A análise dos resultados articula tais experiências com outros estudos sobre o tema, com os princípios do SUS e SUAS e o Projeto Pedagógico do curso.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Campos Rodrigues , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos

Luciana Nogueira Fioroni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC-UFSCar)

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Publicado

2023-04-12