Deficiência visual: possibilidades e desafios em avaliação psicológica

Autores

Palavras-chave:

Deficiente visual, Instrumentos psicológicos, Pessoa com deficiência, Processos avaliativos

Resumo

Dada as especificidades da deficiência visual e a importância de se manter a equidade nos processos avaliativos, este artigo teve como objetivo traçar um panorama da área de avaliação psicológica direcionada a população deficiente visual. Ao longo do artigo buscou-se apresentar as possibilidades e propostas avaliativas para a população, dando foco na forma na qual a avaliação pode ser realizada pelo profissional. Dando continuidade, o artigo ainda apresenta os principais desafios da área no que tange o uso de instrumentos psicológicos para determinado fim, traçando as principais lacunas e as relevâncias de se realizar pesquisas futuras. Espera-se que o artigo possa contribuir para a área de avaliação psicológica, estimulando novos pesquisadores e auxiliando profissionais com as demandas específicas a serem consideradas durante os processos avaliativos para essa população.

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Biografia do Autor

Carolina Rosa Campos, Universidade São Francisco

Pós doutorado em andamento pela Universidade São Francisco na área de medidas psicométricas. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP. Mestrado e Graduação em Psicologia pela mesma universidade. Ocupa o cargo de primeira secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e é membro do Grupo de Trabalho Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua sobre os principais temas: avaliação psicológica, habilidades cognitivas, pessoas com deficiência, inclusão, educação, inclusão escolar.

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Publicado

2023-04-12