Deficiência visual: possibilidades e desafios em avaliação psicológica

Autores

Palavras-chave:

Deficiente visual, Instrumentos psicológicos, Pessoa com deficiência, Processos avaliativos

Resumo

Dada as especificidades da deficiência visual e a importância de se manter a equidade nos processos avaliativos, este artigo teve como objetivo traçar um panorama da área de avaliação psicológica direcionada a população deficiente visual. Ao longo do artigo buscou-se apresentar as possibilidades e propostas avaliativas para a população, dando foco na forma na qual a avaliação pode ser realizada pelo profissional. Dando continuidade, o artigo ainda apresenta os principais desafios da área no que tange o uso de instrumentos psicológicos para determinado fim, traçando as principais lacunas e as relevâncias de se realizar pesquisas futuras. Espera-se que o artigo possa contribuir para a área de avaliação psicológica, estimulando novos pesquisadores e auxiliando profissionais com as demandas específicas a serem consideradas durante os processos avaliativos para essa população.

Biografia do Autor

  • Carolina Rosa Campos, Universidade São Francisco

    Pós doutorado em andamento pela Universidade São Francisco na área de medidas psicométricas. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP. Mestrado e Graduação em Psicologia pela mesma universidade. Ocupa o cargo de primeira secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e é membro do Grupo de Trabalho Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua sobre os principais temas: avaliação psicológica, habilidades cognitivas, pessoas com deficiência, inclusão, educação, inclusão escolar.

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Publicado

2023-04-12