Oportunidades e mobilidades de jovens em contextos de precariedade social
Palavras-chave:
Juventude, Oportunidade, MobilidadeResumo
Neste artigo, lançamos o olhar para a situação de jovens das classes populares do Rio de Janeiro, que vivem em contextos marcados pela incerteza, falta de garantias e precariedade social. Buscamos compreender como os jovens, movendo-se entre diversos espaços, lidam com a incerteza e imprevisibilidade e oportunizam, em um contexto instável e precário, algo que é bom e tem valor pra eles. Participaram da pesquisa 51 jovens, estudantes de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com idades entre 14 a 16 anos. Foram realizados três grupos de discussão, que ocorreram no formato de oficinas. Foi possível observar situações em que os jovens, mesmo quando inseridos em contextos incertos e desfavoráveis em termos de garantias e oportunidades objetivas, oportunizam para si condições para serem e fazerem o que desejam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).