Quem cuida, ama? Trabalho agroecológico e (re)significações em um assentamento rural

Autores

Palavras-chave:

Agroecologia, Relação Pessoa - Ambiente, Psicologia Ambiental

Resumo

Levando-se em consideração que a relação com o lugar pode desempenhar importante papel na forma como o produtor rural pode ser emocionalmente ligado à terra e à comunidade a qual pertence, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa investigar a natureza da relação com o lugar, a partir das vivências de produtores agroecológicos de uma comunidade rural. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, utilizando-se o auxílio do software ATLAS.ti. Verificou-se a existência de diferentes aspectos da relação com o lugar, revelando um vínculo multidimensional formado por variadas formas de apropriação dos participantes. A agricultura e o processo de luta e conquista do assentamento se confunde com a própria história das famílias, ocupando centralidade no papel da terra ao influenciar nas dimensões funcionais, simbólicas e espirituais. Também foi possível observar diferentes relações nas formas de ser, trabalhar e viver, impulsionando novas formas de (re)significação do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2015), possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-2011) e graduação em Administração pela mesma instituição (UECE-2009). Atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - CAFS/Floriano. Atua fundamentalmente em Administração geral e estratégica, gestão de pessoas, gestão da qualidade, métodos e técnicas de pesquisa, gestão de processos, gestão ambiental e sustentabilidade, além de outras temáticas pertinentes à área. Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Educação e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Responsabilidade Socioambiental, Consumo Sustentável, Gestão de Pessoas e Filosofia do Conhecimento Científico.

José de Queiroz Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Psicologia Ambiental pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA). Mestrado em Psicologia Social (USP). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente. Concluiu o Curso de Formação de Psicólogos pela Universidade de São Paulo (1974), licenciatura em Psicologia (USP, 1975), mestrado em Psicologia Social (USP, 1986) e doutorado em Psicologia Ambiental, pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA, 1996). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente. É membro do conselho editorial das revistas: Estudos de Psicologia (Natal) e Psyecology (antiga Medio Ambiente y Comportamiento Humano - Espanha). Exerce atividades de ensino e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: relações pessoa-ambiente, comportamento sócio-espacial, avaliação ambiental, cognição ambiental, comportamento e compromisso pró-ecológico, sustentabilidade e perspectiva temporal, mudanças climáticas globais e fontes renováveis de energia.

Fernanda Fernandes Gurgel, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), com Doutorado em Psicologia Social pela UFRN / UFPB, e estágio na Universidade Complutense de Madri (Espanha). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Psicologia Social, Relações Pessoa-Ambiente e Ruralidades. Participa, desde 2006, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), vinculada ao grupo de trabalho em Psicologia Ambiental. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) e pesquisadora associada do grupo de pesquisa Inter-Ação Pessoa-Ambiente (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-04-12