Palavras-chave:
Agroecologia, Relação Pessoa - Ambiente, Psicologia Ambiental
Resumo
Levando-se em consideração que a relação com o lugar pode desempenhar importante papel na forma como o produtor rural pode ser emocionalmente ligado à terra e à comunidade a qual pertence, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa investigar a natureza da relação com o lugar, a partir das vivências de produtores agroecológicos de uma comunidade rural. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, utilizando-se o auxílio do software ATLAS.ti. Verificou-se a existência de diferentes aspectos da relação com o lugar, revelando um vínculo multidimensional formado por variadas formas de apropriação dos participantes. A agricultura e o processo de luta e conquista do assentamento se confunde com a própria história das famílias, ocupando centralidade no papel da terra ao influenciar nas dimensões funcionais, simbólicas e espirituais. Também foi possível observar diferentes relações nas formas de ser, trabalhar e viver, impulsionando novas formas de (re)significação do lugar.
Biografia do Autor
-
Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2015), possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-2011) e graduação em Administração pela mesma instituição (UECE-2009). Atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - CAFS/Floriano. Atua fundamentalmente em Administração geral e estratégica, gestão de pessoas, gestão da qualidade, métodos e técnicas de pesquisa, gestão de processos, gestão ambiental e sustentabilidade, além de outras temáticas pertinentes à área. Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Educação e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Responsabilidade Socioambiental, Consumo Sustentável, Gestão de Pessoas e Filosofia do Conhecimento Científico.
-
José de Queiroz Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Doutor em Psicologia Ambiental pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA). Mestrado em Psicologia Social (USP). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente. Concluiu o Curso de Formação de Psicólogos pela Universidade de São Paulo (1974), licenciatura em Psicologia (USP, 1975), mestrado em Psicologia Social (USP, 1986) e doutorado em Psicologia Ambiental, pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA, 1996). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente. É membro do conselho editorial das revistas: Estudos de Psicologia (Natal) e Psyecology (antiga Medio Ambiente y Comportamiento Humano - Espanha). Exerce atividades de ensino e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: relações pessoa-ambiente, comportamento sócio-espacial, avaliação ambiental, cognição ambiental, comportamento e compromisso pró-ecológico, sustentabilidade e perspectiva temporal, mudanças climáticas globais e fontes renováveis de energia.
-
Fernanda Fernandes Gurgel, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), com Doutorado em Psicologia Social pela UFRN / UFPB, e estágio na Universidade Complutense de Madri (Espanha). Tem interesse de pesquisa nas áreas de Psicologia Social, Relações Pessoa-Ambiente e Ruralidades. Participa, desde 2006, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), vinculada ao grupo de trabalho em Psicologia Ambiental. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) e pesquisadora associada do grupo de pesquisa Inter-Ação Pessoa-Ambiente (UFRN).
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença
Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).