Poéticas grupais em psicologia: relatos de experiências
Palavras-chave:
Grupos, Psicologia, ArteResumo
Este artigo consiste num relato de experiências grupais efetuadas na articulação entre Psicologia e Arte, mais especificamente Artes Visuais, que vimos desenvolvendo ao longo dos últimos dez anos, no contexto formativo em Psicologia de uma disciplina de Teorias e Técnicas Grupais. Argumentamos que poéticas grupais podem atuar como estratégias de visibilidade daquilo que pulsa em linhas de força, rompendo com especialismos, teoricismos e profissionalismos instituídos. Para tal, tecemos considerações sobre os imperativos instrumentalistas nos trabalhos com grupos, em seguida, o que entendemos por poéticas grupais, passando dos conceitos ao relato de uma das experiências grupais que se dá na interface entre Psicologia e Arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).