O sentido do trabalho na vida de comerciários de um hipermercado de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Psicologia do trabalho, Hipermercado, Sentido do Trabalho, Saúde mental e trabalhoResumo
Esta pesquisa buscou investigar as relações entre trabalho e saúde, junto a comerciários do setor varejista, um dos segmentos mais empregadores, no mercado de trabalho. Tentou-se compreender os impactos psicológicos e sociais das atividades dos profissionais menos qualificados desse setor. A pesquisa bibliográfica constatou haver poucos estudos sobre o tema, na área da psicologia do trabalho. A investigação empírica, de cunho qualitativo, ocorreu em um hipermercado, na cidade de Belo Horizonte, MG, através de entrevistas semiestruturadas e observação de campo. Foram realizadas 22 entrevistas com participantes de ambos os sexos, trabalhando no nível operacional da empresa. Os resultados evidenciaram a insatisfação no trabalho, mesmo entre os sujeitos aparentemente identificados com suas atividades. No limite, restam-lhes poucas possibilidades de realização pessoal, dada a desarticulação entre as condições de trabalho e as aspirações pessoais, com impactos negativos nas demais esferas de vida, o que também gera sofrimento e adoecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).