Análise dos itens das escalas positivas da Bateria de Avaliação de Indicadores de Depressão Infantojuvenil

Autores

Palavras-chave:

Autoestima, Autoconceito, Autoeficácia, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Esta pesquisa visou analisar os itens das três escalas positivas da Bateria de Avaliação de Indicadores de Depressão Infanto-Juvenil (BAID-IJ): autoestima, autoeficácia e autoconceito. A amostra foi composta por 549 estudantes do ensino fundamental (n = 161) e médio (n = 388), com idades entre 9 e 19 anos (M = 15,2; DP = 2,20). A partir do modelo Rasch Andrich de Créditos Parciais, verificou-se a dificuldade dos itens que compõem as três escalas, bem como a sua adequação ao modelo predito. A maioria dos índices de ajuste se mostraram adequados. A precisão apontou valores adequados. Por fim, o mapa de itens/construto indicou a forma como os itens se organizam dentro de cada escala, indicando os que se mostram mais adequados para discriminar altos níveis de habilidade nos construtos avaliados.

Biografia do Autor

  • Laís Santos-Vitti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Mestra em Psicologia Social, pela Universidade Federal de Sergipe (2018); Graduada em Psicologia, pela Universidade Federal de Sergipe (2016).

  • Tatiana Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Docente do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas.

  • Makilim Nunes Baptista, Universidade São Francisco

    Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco

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Publicado

2025-01-06

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