Autonomia e projeto de vida em instituições de acolhimento:

revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Autonomia, Projeto de vida, Institucionalização, Abrigo

Resumo

Objetivou-se realizar uma revisão sistemática da produção científica brasileira sobre as temáticas da autonomia e do projeto de vida em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes. Fez-se uma busca nas bases de dados PePSIC, Lilacs, SciELO e Periódicos Capes, seguindo as diretrizes do protocolo PRISMA e partindo de critérios preestabelecidos. Foram selecionados seis artigos, publicados entre os anos de 2010 e 2017, predominantemente da área da psicologia. Constataram-se lacunas metodológicas que incidem na qualidade das produções e inconsistências teórico-conceituais acerca da autonomia e do projeto de vida. Tais construtos são apontados como processuais e influenciados pelas mediações do contexto, o que requer condições que favoreçam o desenvolvimento integral dos sujeitos acolhidos. Os autores enfatizam os desafios em operacionalizá-los, pois há uma arraigada cultura assistencialista e tuteladora. Sobretudo para os adolescentes, o trabalho em prol da autonomia comumente é restrito à preparação e à inserção profissional, sendo marcado por ações pontuais e descontínuas. Sugere-se a realização de estudos futuros com destaque para essa temática, a fim de avaliar os avanços e/ou retrocessos ocorridos depois do advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, colaborando para a formulação de uma política de acolhimento mais efetiva que contribua para o desenvolvimento integral dos acolhidos.

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Publicado

2023-12-15