Pesquisa bibliográfica sobre práticas em Psicologia Educacional e Escolar em Minas Gerais

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Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Psicologia Educacional, Psicologia e Educação, Psicólogo escolar, Prática psicológica

Resumo

A Psicologia Educacional e Escolar (PEE) está consolidada, mas carece de uma articulação efetiva entre práticas psicológicas e pensamento crítico. Assim, objetiva-se descrever o processo histórico da PEE no Brasil, especificamente em Minas Gerais (MG), e analisar pesquisas sobre práticas contemporâneas dessa área que tratam do trabalho do psicólogo em instituições públicas, realizadas em programas de pós-graduação em Psicologia de universidades mineiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório, cujo corpus compõe-se de 25 produções sobre a história da PEE e seis pesquisas sobre práticas psicológicas. O percurso histórico, do período colonial até a contemporaneidade, evidencia como a PEE se constituiu como objeto de estudo e campo de atuação, destacando-se o trabalho de Helena Antipoff em MG. A análise de conteúdo sobre as pesquisas engloba quatro categorias: a) referenciais teóricos dos pesquisadores: alternativos ao modelo clínico; b) métodos utilizados: qualitativos, sendo cinco estudos de campo e um teórico; c) práticas psicológicas: fazeres plurais em diferentes contextos educativos, configurando-se atuações “clássicas” e “emergentes”, sendo o uso dos referenciais críticos problematizado pelos pesquisadores; d) conclusões das pesquisas: o pensamento crítico comparece de modos diferenciados nas práticas, ressaltando-se a importância da integração teoria/prática. Conclui-se reafirmando a necessidade de práticas culturalmente contextualizadas e de mudanças na formação do psicólogo.

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Publicado

2023-12-15