A condição nomeada nem-nem:
conversações com jovens pobres
Palavras-chave:
Jovem pobre, Jovem nem-nem, Educação, Trabalho, Pesquisa-intervençãoResumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender as experiências de vida de jovens moradores/as de duas favelas relacionadas à escolarização e ao trabalho, e no que elas referenciam ao que vem sendo nomeada de condição nem-nem. Por meio de uma pesquisa-intervenção, realizamos entrevistas semiestruturadas e uma oficina de dinâmica de grupo com 14 jovens, sendo seis mulheres e oito homens, com idade entre 13 e 21 anos. A partir das categorias de análise Olhares sobre as desigualdades na educação, Paradoxos do mundo do trabalho e Fronteiras da resistência, problematizamos como questões macroestruturais, institucionais e culturais contribuem para a ausência desses/as da escola e do trabalho e destacamos a construção do/a jovem nomeado/a nem-nem como um simulacro dos/as jovens que têm seus direitos negados cotidianamente.
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