Notas sobre uma intervenção com crianças e adolescentes:

Articulando Psicologia, Assistência Social e Educação

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Assistência social, CRAS, Escola

Resumo

O presente artigo visa apresentar e discutir uma intervenção com crianças e pré-adolescentes, construída na interface entre psicologia, assistência social e educação. As discussões se apoiam em uma experiência desenvolvida em uma escola pública, em parceria com um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, durante o ano de 2017. As atividades desenvolvidas visaram à proteção social, ao acolhimento, à escuta qualificada, ao fortalecimento de vínculo entre os estudantes e à aproximação dos mesmos com o CRAS. O conjunto dos dados analisados foi composto pelos diários de campo elaborados ao longo do diagnóstico institucional, do planejamento e do desenvolvimento e avaliação das atividades. A análise dos dados se amparou na literatura que embasou a intervenção. As análises apontam para a relevância da psicologia no âmbito das ações da assistência social, em especial, para a articulação entre os dispositivos da assistência social e da educação, bem como para a implicação com a comunidade onde estes estão inseridos. Ademais, indica a necessidade no incremento da formação para a atuação nesta área.

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Publicado

2024-01-22