Atendimento psicológico em uma clínica-escola:
possibilidades a partir da Psicoterapia de Orientação Analítica
Palavras-chave:
Clínica-escola, Psicoterapia de Orientação Analítica, Atendimento psicológicoResumo
Por muito tempo a Psicanálise se manteve associada a sessões de análise frequentes e em grande número para que se pudesse alcançar uma eficácia terapêutica representativa, o que demandava tempo e recursos econômicos do analisando. Este processo limitava o tratamento, excluindo a possibilidade de atendimento a muitas pessoas em sofrimento psíquico. Esta realidade tem se modificado com o surgimento de instituições que propiciam o atendimento a uma clientela distinta e pelo despontar de psicoterapias com outros settings e enquadres. Este estudo objetiva refletir sobre os alcances e as possibilidades do atendimento psicológico em uma clínica-escola, a partir da perspectiva da Psicoterapia de Orientação Analítica (POA). Trata-se de um estudo qualitativo preliminar que faz uso de entrevistas semiestruturadas com ex-pacientes para o levantamento dos dados, analisados à luz do método psicanalítico. Os resultados evidenciam especificidades e desafios da realidade de uma clínica-escola que tende a repercutir na adesão do paciente ao tratamento. Concluiu-se que o atendimento psicológico apoiado nas noções da Psicoterapia de Orientação Analítica pode favorecer mudanças do sujeito frente à sua queixa e ao seu sofrimento, por meio da escuta, da aliança terapêutica e da associação livre.
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