Passagens da vida da gente:

Reflexões sobre memória, identidade e cultura na cidade de Mineiros/GO

Autores

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Cultura, Mineiros

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as memórias dos moradores de Mineiros/GO, por meio de suas narrativas. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, produzida a partir da realização de nove entrevistas abertas com os moradores da cidade. O estudo em questão está amparado em autores tais como Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Ecléa Bosi. Para a análise dos dados, as questões que surgiram com maior recorrência e profundidade foram interpretadas à luz dos autores utilizados por meio da análise dos discursos. A investigação revelou que o município é constituído pelo encontro de três grupos: mineiros, baianos e gaúchos. Assim, as relações interpessoais são marcadas por certo tensionamento que surge a partir das diferenças culturais. Os resultados apresentaram ainda o enfraquecimento das práticas comunitárias (como a traição na roça), elemento identitário forte da localidade, mas que foi sendo alterado por conta da chegada da industrialização. Percebe-se que a criação de espaços de encontro - de narrativa e de escuta -, favoreceria que os moradores pudessem se apropriar de suas histórias, acolher a diversidade e pensar em modos de enfrentar problemáticas, como a da violência, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amorim, M. (2010). A memória em perspectiva bakhtiniana – um limite para a neurociência? In Paula, L. de.; Stafuzza, G. (orgs.) Círculo de Bakhtin: Diálogos in-possíveis. Campinas/SP: Mercado de Letras.

Assis, J. F. de. (2016). O papel de comunidades quilombolas na conservação da biodiversidade do Cerrado: a experiência da Comunidade do Cedro, Mineiros-GO. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Gestão Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Bakhtin, M. (1922). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Benjamin, W. (1994a). O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In ___________, Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.

___________. (1994b). Sobre o conceito da História. In ____________, Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.

Bleger, J. (1998). Temas de psicologia: entrevista e grupos. 2ª.ed., São Paulo: Martins Fontes.

Bosi, E. (2003). O Tempo Vivo da Memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial.

Carneiro, M. B. R. & Lima, N. C. De. (2014). Rota cultural de Serranópolis e Mineiros – a pegada criativa do cerrado. Trabalho de Conclusão de Curso da Monografia do Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação de Gestores Culturais do Centro, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Halbwachs, M. (2006). A memória coletiva. São Paulo: Centauro.

Pollak, M. (1992). Memória e Identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 200-212.

Silva, M. J. (1984). Traços da história de Mineiros. Goiânia, Ed. Popular.

___________. (1998). Quilombos do Brasil Central: séculos XVIII e XIX (1719-1888). Introdução ao Estudo da Escravidão. Dissertação de Mestrado em História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia/GO, Brasil.

Silva, I. de F. (2015). A Educação Municipal em Mineiros: municipalização, expansão da oferta e desafios da gestão democrática e da qualidade do ensino. São Leopoldo: Oikos.

Worcman, K. & Pereira, J. V. (Orgs.). (2006). História Falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: Sesc-SP; Museu da Pessoa; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-01-22