Considerações psicanalíticas sobre narcisismo e parentalidade no contemporâneo

Uma Revisão de literatura

Autores

Palavras-chave:

Narcisismo, Parentalidade, Psicanálise

Resumo

Este estudo, resultado de uma pesquisa de iniciação científica, teve por objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o investimento narcísico dos pais na criança, a partir do referencial teórico da psicanálise. Partimos do pressuposto colocado por S. Freud (1914), de que os pais depositam na criança o narcisismo que eles próprios receberam de seus pais e tiveram que renunciar, impondo para o filho, ideais e expectativas, numa forma de investimento essencial para os processos de subjetivação da criança. Visto que a família e parentalidade são influenciadas por transformações históricas, e ambas estão, cada vez mais, assentadas no ideal de consumo, que por sua vez valoriza a satisfação constante e imediata, além do individualismo, buscamos na literatura as vicissitudes deste investimento parental no contemporâneo. Os resultados demonstram a fragilidade da figura do pai no contemporâneo e a dificuldade por parte dos adultos em frustrar e colocar os interditos da cultura, podendo levar a consequências no âmbito da transmissão simbólica.

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Biografia do Autor

Bruna Bortolozzi Maia , Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

Aluna regular no Curso de Psicologia na UNESP/FCL- Assis, desde 2016. Em 2017, cursou três disciplinas, em intercâmbio informal, na Universidade do Minho,Portugal. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPESP, com projeto intitulado "Considerações psicanalíticas sobre narcisismo parental:uma revisão de literatura" entre 2018 e 2019. Integrante do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Vincularidade - Lapsivi.

Mary Yoko Okamoto , Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, famílias, psicanálise, imigração japonesa e educação.

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Publicado

2024-04-06