Satisfação de Estudantes com o Curso Universitário em Diferentes Áreas do Conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Satisfação, Universitários, Iramuteq

Resumo

Este estudo buscou identificar características da satisfação dos discentes em relação ao curso nas diferentes áreas do conhecimento. Participaram 78 estudantes do terceiro ao 10° períodos de cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Exatas e Humanas de instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades variando de 19 a 50 anos (M = 25,09 e DP= 5,65) e, em sua maioria, do sexo feminino. Foi utilizado para a análise dos dados o software Iramuteq. Os resultados indicam que a satisfação com o curso tem componentes específicos que podem levar a uma melhor adesão ao Curso pelo aluno. Para a área de Ciências Sociais Aplicadas a principal característica identificada foi o Ambiente para estudo, para a área de Exatas a Relação teoria e prática, para a área de Humanas a Formação para o mercado de trabalho e para a área da Saúde os Recursos para formação e o Suporte institucional. O estudo contribuiu para identificar aspectos específicos de cada área de conhecimento como sendo cruciais para a satisfação com o curso, segundo suas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zeimara de Almeida Santos , Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Centro Unila Salle do rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia pela UNIVERSO.

Giselle Glória Balbino dos Santos , Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Mestranda em Psicologia pela UNIVERSO.

Referências

Altenburg, J. L., Gomes, G., & Hausmann, R. (2014). Avaliação da satisfação dos estudantes de graduação do curso de Engenharia Elétrica. In COBENGE Engenharia: Múltiplos saberes e atuações. Juíz de Fora, MG. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/5/Artigos/128812.pdf

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas - ABEP. (2017). Critério de Classificação Econômica Brasil - ABEP. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil.

Bini, M. & Masserin, L. (2016). Students’ Satisfaction and Teaching Efficiency of University Offer. Social Indicators Research, 129, 2, 847-862.DOIhttps://doi.org/10.1007/s11205-015-1141-0

Bisinoto, C., Rabelo, M. L., Marinho-Araújo, C., & Fleith, D. S. (2016). Expectativas acadêmicas dos ingressantes da universidade de Brasília: indicadores para uma política de acolhimento. In L. S. Almeida & R. V. Castro (Orgs.), Ser estudante no Ensino Superior: o caso dos estudantes do 1º ano (pp. 15-31). Braga, PT: Universidade do Minho. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Valadas/publication/303834084_Como_aprendem_os_estudantes_do_ensino_superior_contributos_da_investigacao_nacional_e_internacional/links/5756cb4e08aef6cbe35f1666.pdf#page=18

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.

Carreiro, D. L., Sena, W. A. F., Coutinho, L. T. M., Ramires, J. S., Alves, N. S. C., &Coutinho, W. L. M. (2014). Percepção da satisfação dos estudantes em relação ao curso de graduação em Pedagogia (pp. 1-12). XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132171

Costa, C. H. M., Chacon, L. D., Lima, A. B. L., Medeiros, R. S. P., & Almeida, M. S. C. (2015). Perfil, Motivos de Ingresso e de Evasão dos Graduandos de Odontologia. Odontologia Clínico-Científica (Online), 14(3), 713-718. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v14n3/a07v14n3.pdf

Dhaqane, M. K. &Afrah, N. (2016). Satisfaction of Students and Academic Performance in Benadir University. Journal of Education and Practice, 7, 24, 59-63. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-38882015000300007&script=sci_arttext&tlng=pt

Dutra, V. B. R., Ávila, S. H., & Mattos, V. L. D. (2017). Validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática. Scientia Plena, 13(4), 1-9. doi: 10.14808/sci.plena.2017.049911

Gomes, G., Dagostini, L., & Cunha, P. R. (2013). Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Adminstração e Economia, 4(2), 102-123. Doi: 10.15603/2176-9583/refae.v4n2p102-123

Junior, F. J. M., Zanella, A., Lopes, L. F. D., & Seidel, E. J. (2015). Avaliação da satisfaçãode alunos por meio do modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item. Ensaio: Avaliação Políticas. Públicas em Educação, 23(86), 129158. doi: 10.1590/S0104-40362015000100005

Leão, C. P., Soares, F., Guedes, A., Esteves, M. T. S., Alves, G., Pereira, I. M. B., Hausmann, R., & Petry, C. A. (2016). “Sou caloiro de engenharia!”: estudo multicaso em engenharia elétrica/eletrônica/eletrotécnica. In XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Resumo dos trabalhos (pp. 1-10). Universidade Federal do Rio Grande do Norte: RN. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.22/9568

Martirosyan, N. M., Saxon, D. P., & Wanjohi, R. (2014).Student satisfaction and academic performance in Armenian higher education.American International Journal of Contemporary Research, 4, 2, 1-5. Disponível em: http://www.aijcrnet.com/journals/Vol_4_No_2_February_2014/1.pdf

Meurer, B. A., Tomaz, C. R., Boso, D., & Gesser, K. (2017). Perfil dos Acadêmicos de Administração, Direito e Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí-Campus Tijucas. Caderno Científico Ceciesa-Gestão, 2(1), 25-32.

Moita, R. B., & Silva, R. P. D. (2013). Satisfação dos acadêmicos de uma Instituição Privada de Ensino Superior da Cidade De Maringá– PR. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, 9(2), 19-28.

Nascimento, A. R. A., & Menandro, P. R. M. (2006). Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 6(2), 72-88.

Pinto, N. G. M., Quadros, M. R. C., Cruz, F, V., & Conrad, C. C. (2017). Satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro: uma análise das evidências empíricas. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(2), 3-17.

Ramos, A. M., Barlem, J. G. T., Lunardi, V. I., Barlem, E. L. D., Silveira, R. S., & Bordignon, S. S. (2015). Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, 24(1), 187-195. Doi: 10.1590/0104-07072015002870013

Richartz, M. S. (2017). Satisfação de discentes no curso de ciências contábeis em Universidades Públicas. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183681

Rodrigues, A. S. S., & Liberato, G. B. (2016). Fatores determinantes da satisfação com a experiência acadêmica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(2), 18-33. Doi: 10.12712/rpca.v10i2.703

Santos, A. A. A., Polydoro, S. A. J., Scortegagna, S. A., & Linden, M. S. S. (2013). Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(4), 780-793.

Schleich, A. L. R., Polydoro, S. A. J., & Santos, A. A. A. D. (2006). Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, 5(1), 11-20.

Silva, E. C. G. (2017). Satisfação do discente de Fisioterapia com a sua formação acadêmica. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13545

Suehiro, A. C. B., & Andrade, K. S. (2018). Satisfação com a experiência acadêmica: um estudo com universitários do primeiro ano. Revista Psicologia em Pesquisa, 12(2), 1-10. Doi: 10.24879/2018001200200147

Vieira, K. M. Milach, F. T., & Huppes, D. (2008). Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, 19(48), 65-76. Doi: 10.1590/S1519-70772008000300006.

Walker, S., Rossi, D., Anastasi, J., Gray-Ganter, G., &Tennent, R. (2016). Indicators of undergraduate nursing students' satisfaction with their learning journey: An integrative review. Nurse Education Today, 43, 40-48. Doi: 10.1016/j.nedt.2016.04.011

Downloads

Publicado

2024-04-06