Arte para que(m)?

Oficina de Artes com crianças e jovens em contexto de desigualdade social

Autores

Palavras-chave:

Oficinas de arte, Jovens, Desigualdade social, Psicologia

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de estágio em psicologia em uma Oficina de Artes com crianças e jovens de uma das comunidades que integram o Maciço do Morro da Cruz, região central de Florianópolis/SC. Realizadas em parceria com um CRAS, as oficinas eram oferecidas uma vez por semana, no contraturno escolar, com duração de três horas. O registro semanal dos acontecimentos, realizado pela estagiária, consistiu no material analisado. Selecionamos para discussão algumas cenas e falas, as quais possibilitam compreender as problemáticas sociais que marcavam as vidas das crianças e jovens participantes das oficinas, bem como o que foi possível realizar naquele contexto de desigualdade social, com as condições que se apresentavam.

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Biografia do Autor

Letícia dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga formada pela UFSC, foi bolsista de iniciação científica pelo programa PIBIC/CNPq/UFSC.

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e na UFRGS em 2009. Foi pesquisadora visitante da New School for Social Research em 2016. Desenvolveu atividades junto à CAPES na condição de coordenadora adjunta da Câmara II - Sociais e Humanidades da Área Interdisciplinar, entre 2011 e 2015. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC entre 2004 e 2007. Foi coeditora da Revista Psicologia & Sociedade entre 2008 e 2011 e integrou a Direção Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (gestões 1992-1993, 2010-2011 e 2012-2013). É editora da ABRAPSO Editora, quadriênio 2018-2021 Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na interface da Psicologia Social com a arte, com os seguintes temas: relações éticas, estéticas e processos de criação; educação estética; questões metodológicas na pesquisa em psicologia social e arte. Publicou Entre Galerias e Museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida (2017); Perguntar, Registrar, Escrever: inquietações metodológicas (2013); Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e conceito de zona de desenvolvimento proximal (2014), entre outros. Além dos livros, tem vários capítulos de livros publicados em coletâneas e artigos em periódicos científicos. Integra o corpo editorial de várias editoras e periódicos, nacionais e internacionais.

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Publicado

2024-04-06