Adaptação e evidências preliminares de validade da Relational Aggression Subscale
Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Agressividade, Validade do teste, Precisão do teste, AdaptaçãoResumo
O estudo teve como objetivo adaptar e reunir evidências preliminares de validade de construto e critério da Relational Aggression Subscale. Assim, para reunir evidências de validade de construto, participaram do estudo 140 estudantes do ensino médio de uma escola pública de uma cidade do Centro-Oeste brasileiro, com idade entre 14 e 18 anos (Média = 15,66; DP = 0,08). Ademais, utilizou-se uma segunda amostra para evidências de validade de critério de 80 universitários de diversos estados, com idades entre 22 e 38 anos (Média = 22,88; DP = 0,47). Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: (i) Questionário sociodemográfico e (ii) Relational Aggression Subscale. Os resultados foram analisados por meio do SPSS (V.24) e de executável Factor (v.10.8.02). Por meio da Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi identificada uma estrutura unifatorial composta por seis itens, com boa confiabilidade (α= 0,72). Também foram encontradas evidências de validade de critério em função do perfil amostral. Os dados indicaram que a Relational Aggression Subscale exibe evidências de adequação psicométrica para o contexto brasileiro.
Downloads
Referências
Aizpitarte, A., Atherton, O. E., & Robins, R. W. (2017). The Co-Development of Relational Aggression and Disruptive Behavior Symptoms from Late Childhood through Adolescence. Clinical Psychological Science, 5(5), 866-873. DOI: https://doi.org/10.1177/2167702617708231.
Archer, J., & Coyne, S. M. (2005). An Integrated Review of Indirect, Relational, and Social Aggression. Personality and Social Psychology Review. 9, 212–230. DOI: 10.1207/s15327957pspr0903_2.
Baird, A. A., Silver, S. H., & Veague, H. B. (2010). Cognitive Control Reduces Sensitivity to Relational Aggression among Adolescent Girls. Society for Neuroscience, 5, 19-32. DOI: 10.1080/17470911003747386.
Bass, E. C., Saldarriaga, L., Chen, B., Santos, J. B., & Bukowski, W. M. (2018). A Cross-Cultural Analysis of the Relations of Physical and Relational Aggression with Peer Victimization. International Journal of behavioral development, 42(1), 132-142. DOI: https://doi.org/10.1177/0165025416677846.
Chambers, J. C. (2010). An Exploration of the Mechanisms Underlying the Development of Repeat and One-Time Violent Offenders. Aggression and Violent Behavior. 15, 310–323, 2010. DOI: 10.1016/j.avb.2010.03.002.
Cheng, C. (2014). Heterogeneity of Relationally Aggressive Adolescents in Taiwan: Direct and Indirect Relational Aggression. Journal of Interpersonal violence, 29(16), 3035-3052. DOI: 10.1177/0886260514532525.
Cohen, J. (1992). A Power Primer. Psychological Bulletin, 112, 155-159.
Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas (8a ed.). Porto Alegre: Artmed.
Crick, N. R., & Grotpeter, J. K. (1995). Relational Aggression, Gender, and Social-Psychological Adjustment. Child Development, 66, 710-722. DOI: 10.2307/1131945.
Crick, N. R., Ostrov, J. M. E., & Werner, N. E. (2006). A Longitudinal Study of Relational Aggression, Physical Aggression, and Children’s Social-Psychological Adjustment. Journal of Abnorm Child Psychology. 34, 131–142. DOI: 10.1007/s10802-005-9009-4.
Crick, N. R., Werner, N. E., Casas, J. F., O’brein, K. M., Nelson, D. A., Grotpeter, J. K., & Markon, C. (1999). Childhood Aggression and Gender: A New Look at an Old Problem. In D. Berstein (Ed.). The Nebraska Symposium on Motivation, 45. Lincoln, NE: University of Nebraska Press, pp. 75–141.
Czar, A. K., Dahlen, E. R., Bullock, E. E., & Nicholson, B. C. (2011). Psychopathic Personality Traits in Relational Aggression among Young Adults. Aggressive Behavior, 37, 207-214. DOI:10.1002/ab.20381.
Domínguez, S. (2014). Matrices Policóricas/tetracóricas o Matrices Pearson? Un estudio metodológico. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 6(1), 39–48. DOI: http://dx.doi.org/10.30882/1852.4206.v6.n1.6357.
Ellis, W. E., Crooks, C. V., & Wolfe, D. A. (2008). Relational Aggression in Peer and Dating Relationships: Links to Psychological and Behavioral Adjustment. Soc Development., 18, 253–269. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2008.00468.x.
Goldstein, S. E., Naglieri, J. A., Princoptta, D., & Otero, T. M. (2014). Introduction: A history of Executive Functioning as a Theoretical and Clinical Construct. In S. Goldstein & J. A. Naglieri (Eds.). Handbook of Executive Functioning (pp. 3–13). New York: Springer.
Gonçalves, G., Heldt, E., Peixoto, B. N., Rodrigues, G. A., Filipetto, M., & Guimarães, L. S. P. (2016). Construct Validity and Reliability of Olweus Bully/Victim Questionnaire – Brazilian Version. Psicologia: Reflexão e Crítica, 29, 27. DOI: https://dx.doi.org/10.1186/s41155-016-0019-7.
Granvald, V., & Marciszko, C. (2015). Relations between Key Executive Functions and Aggression in Childhood. Child Neuropsychology, 2, 1-19. DOI: 10.1080/09297049.2015.1018152.
Heinz, A. J., Beck, A., Meyer-Lindenberg, A., Sterzer, P., & Heinz, A. (2011). Cognitive and Neurobiological Mechanisms of Alcohol-Related Aggression. Nature Reviews Neuroscience, 12(7), 400-13. DOI: 10.1038/nrn3042.
Hernández-Nieto, R. A. (2002). Contributions to Statistical Analysis (pp. 119). Mérida: Universidad de Los Andes.
Hoaken, P. N., Allaby, D. B., & Earle, J. (2007). Executive Cognitive Functioning and the Recognition of Facial Expressions of Emotion in Incarcerated Violent Offenders, Non-Violent Offenders, and Controls. Aggressive Behavior, 33(5), 412-21. DOI: 0.1002/ab.20194.
Hoffmann, A. F., Stover, J. B., & Liporace, M. F. (2013). Correlaciones policóricas y tetracóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios. Ciencias Psicológicas, 8(2), 151–164.
Jurado, M. B., & Rosselli, M. (2007). The Elusive Nature of Executive Functions: A Review of Our Current Understanding. Neuropsychology Review, 17, 213–233. DOI: 10.1007/s11065-007-9040-z.
Kramer, U. M., Kopyciok, R. P., Richter, S., Rodriguez-Fornells, A., & Munte, T. F. (2011). The Role of Executive Functions in the Control of Aggressive Behavior. Frontiers Psychology, 1(2), 152. DOI: 10.3389/fpsyg.2011.00152.
Lima, M. da S., Gouveia, R. S. V., Soares, A. K. S., Araújo, R. de C. R., Ribeiro, M. G. C., Brito, T. R. de S., & Gouveia, V. V. (2017). Escala de actitudes hacia potenciales víctimas de bullying: elaboración y evidencias de validez y fiabilidad. Acta Colombiana de Psicología, 20(1), 242-253. DOI: https://dx.doi.org/10.14718/ACP.2017.20.1.12.
Linder, J. R., Crick, N. R., & Collins, A. (2002). Relational Aggression and Victimization in Young Adults’ Romantic Relationships: Associations with Perceptions of Parent, Peer, and Romantic Relationship Quality. Society Development, 11, 69–86. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9507.00187.
Liu J. (2011). Early Health Risk Factors for Violence: Conceptualization, Evidence, and Implications. Aggression and Violent Behavior, 16, 63–73. DOI: 10.1016/j.avb.2010.12.003.
Loudin, J. L., Loukas, A., & Robinson, S. (2003). Relational Aggression in College Students: Examining the Roles of Social Anxiety and Empathy. Aggressive Behavior, 29(5), 430–439. DOI: https://doi.org/10.1002/ab.10039.
Malloy-Diniz, L. F., Fuentes, D., Mattos, P., & Abreu, N. (2010). Avaliação neuropsicológica: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed.
McQuade, J. D., Murray-Close, D., Shoulberg, E. K., & Hoza, B. (2013). Working Memory and Social Functioning in Children. Journal of Experimental Child Psychology, 115, 422–435. DOI: 10.1016/j.jecp.2013.03.002.
Miller, J. D., & Lynam, D. R. (2003). Psychopathy and the Five-Factor Model of Personality: A Replication and Extension. Journal of Personality Assessment, 81, 168–178. DOI: 10.1207/S15327752JPA8102_08.
Mugge, J. R., Chase, S. L., & King, A. R. (2015). Child Peer Abuse and Perceptions of Executive-Functioning Competencies. Applied Neuropsychology Child, 4, 1-9.
O’toole, S. E., Tsermentseli, S., Humayun, S., & Monks, C. P. (2019). Cool and Hot Executive Functions at 5 Years Old as Predictors of Physical and Relational Aggression between 5 and 6 Years Old. International Journal of Behavioral Development, 43(2), 157-165. DOI: https://doi.org/10.1177/0165025418798498.
Organização Mundial de Saúde. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas.
Pahlavan, F., Mouchiroud, C., & Nemlaghi-Manis, E. (2012). Does Experience of Failure Decrease Executive, Regulatory Abilities and Increase Aggression?. Global Journal of Health Science, 4(6), 60-86. DOI: 10.5539/gjhs.v4n6p60.
Paschall, M. J., & Fishbein, D. H. (2002). Executive Cognitive Function and Agression: A Public Health Perspective. Agression and Violent Behavior, 7, 215-235. DOI: https://doi.org/10.1016/S1359-1789(00)00044-6.
Payne, A. A., & Hutzell, K. L. (2015). Old Wine, New Bottle? Comparing Interpersonal Bullying and Cyberbullying Victimization. Youth & Society, 49, 1149-1178.
Raine, A. (2013). The Anatomy of Violence: The Biological Roots of Crime. New York: Pantheon/Random House.
Richter, S., Gorny, X., Marco-Pallares, J., Kramer, U. M., Machts, J., Barman, A., Bernstein, H. J., Gundelfinger, E. D., Duzel, E., Munte, T. F., Seidenbecher, C. I., & Schott, B. H. (2011). A Potential Role for a Genetic Variation of AKAP5 in Human Aggression and Anger Control. Frontiers in Human Neuroscience, 29(5), 175. DOI: 10.3389/fnhum.2011.00175.
Schmeelk, K. M., Sylvers, P., & Lilienfeld, S. O. (2008). Trait Correlates of Relational Aggression in a Nonclinical Sample: DSMIV Personality Disorders and Psychopathy. Journal of Personality Disorder. 22, 269–283. DOI: 10.1521/pedi.2008.22.3.269.
Soares, A. K. S., Gouveia, V. V., Gouveia, R. S. V., Fonsêca, P. N., & Pimentel, C. E. (2015). Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB): evidências de validade e consistência interna. Temas em Psicologia, 23(2), 481-491. DOI: https://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-18.
Teffer, K., & Semendeferi, K. (2012). Human Prefrontal Cortex: Evolution, Development and Pathology. Progress in Brain Research, 195, 191-218. DOI: 10.1016/B978-0-444-53860-4.00009-X.
Verlinden, M., Veenstra, R., Ghassabian, A., Jansen, P. W., Hofman, A., Jaddoe, V. W., Verhulst, F. C., & Tiemeier, H. (2014). Executive Functioning and Non-Verbal Intelligence as Predictors of Bullying in Early Elementary School. Journal of Abnormal Child Psychology, 42(6), 953-966. DOI: 10.1007/s10802-013-9832-y.
Werner, N. E., & Crick, N. R. (1999). Relational Aggression and Social-Psychological Adjustment in a College Sample. Journal of Abnormal Psychology, 108(4), 615–623. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/0021-843X.108.4.615.
Zanon, C., & Hauck, N., Filho. (2015). Fidedignidade. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira & C. M. Trentini (Orgs.). Psicometria. Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).