Adaptação e evidências preliminares de validade da Relational Aggression Subscale

Autores

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Agressividade, Validade do teste, Precisão do teste, Adaptação

Resumo

O estudo teve como objetivo adaptar e reunir evidências preliminares de validade de construto e critério da Relational Aggression Subscale. Assim, para reunir evidências de validade de construto, participaram do estudo 140 estudantes do ensino médio de uma escola pública de uma cidade do Centro-Oeste brasileiro, com idade entre 14 e 18 anos (Média = 15,66; DP = 0,08). Ademais, utilizou-se uma segunda amostra para evidências de validade de critério de 80 universitários de diversos estados, com idades entre 22 e 38 anos (Média = 22,88; DP = 0,47). Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: (i) Questionário sociodemográfico e (ii) Relational Aggression Subscale. Os resultados foram analisados por meio do SPSS (V.24) e de executável Factor (v.10.8.02). Por meio da Análise Fatorial Exploratória (AFE) foi identificada uma estrutura unifatorial composta por seis itens, com boa confiabilidade (α= 0,72). Também foram encontradas evidências de validade de critério em função do perfil amostral. Os dados indicaram que a Relational Aggression Subscale exibe evidências de adequação psicométrica para o contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germano Gabriel Lima Esteves , Universidade de Rio Verde

Doutorando em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na Universidade Nacional de Brasília - PSTO/UNB, na linha de Avaliação e medidas em Psicologia. Mestre em Psicologia (2014), pela Universidade Federal de Alagoas, com ênfase em Processos Cognitivos e Avaliação Psicológica. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade de Rio Verde (UniRV).Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica de Rio Verde - LAPRV. Membro do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq - 483445/2011-8)

Márcio Braga de Melo , Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, onde foi bolsista de iniciação científica e monitor das disciplinas Psicologia e Neurociência I e II. Atualmente é aluno de mestrado do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo -EPM/UNIFESP-, com ênfase em Neurobiologia da Memória (FAPESP 2017/09837-1)

Emanuel Duarte de Almeida Cordeiro , Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Doutorando em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Beatriz Borges Pereira , Universidade de Rio Verde

Estudante de graduação em Psicologia pela Universidade de Rio Verde (UniRV) e da Pós-Graduação em Psicologia Educacional na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Referências

Aizpitarte, A., Atherton, O. E., & Robins, R. W. (2017). The Co-Development of Relational Aggression and Disruptive Behavior Symptoms from Late Childhood through Adolescence. Clinical Psychological Science, 5(5), 866-873. DOI: https://doi.org/10.1177/2167702617708231.

Archer, J., & Coyne, S. M. (2005). An Integrated Review of Indirect, Relational, and Social Aggression. Personality and Social Psychology Review. 9, 212–230. DOI: 10.1207/s15327957pspr0903_2.

Baird, A. A., Silver, S. H., & Veague, H. B. (2010). Cognitive Control Reduces Sensitivity to Relational Aggression among Adolescent Girls. Society for Neuroscience, 5, 19-32. DOI: 10.1080/17470911003747386.

Bass, E. C., Saldarriaga, L., Chen, B., Santos, J. B., & Bukowski, W. M. (2018). A Cross-Cultural Analysis of the Relations of Physical and Relational Aggression with Peer Victimization. International Journal of behavioral development, 42(1), 132-142. DOI: https://doi.org/10.1177/0165025416677846.

Chambers, J. C. (2010). An Exploration of the Mechanisms Underlying the Development of Repeat and One-Time Violent Offenders. Aggression and Violent Behavior. 15, 310–323, 2010. DOI: 10.1016/j.avb.2010.03.002.

Cheng, C. (2014). Heterogeneity of Relationally Aggressive Adolescents in Taiwan: Direct and Indirect Relational Aggression. Journal of Interpersonal violence, 29(16), 3035-3052. DOI: 10.1177/0886260514532525.

Cohen, J. (1992). A Power Primer. Psychological Bulletin, 112, 155-159.

Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas (8a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Crick, N. R., & Grotpeter, J. K. (1995). Relational Aggression, Gender, and Social-Psychological Adjustment. Child Development, 66, 710-722. DOI: 10.2307/1131945.

Crick, N. R., Ostrov, J. M. E., & Werner, N. E. (2006). A Longitudinal Study of Relational Aggression, Physical Aggression, and Children’s Social-Psychological Adjustment. Journal of Abnorm Child Psychology. 34, 131–142. DOI: 10.1007/s10802-005-9009-4.

Crick, N. R., Werner, N. E., Casas, J. F., O’brein, K. M., Nelson, D. A., Grotpeter, J. K., & Markon, C. (1999). Childhood Aggression and Gender: A New Look at an Old Problem. In D. Berstein (Ed.). The Nebraska Symposium on Motivation, 45. Lincoln, NE: University of Nebraska Press, pp. 75–141.

Czar, A. K., Dahlen, E. R., Bullock, E. E., & Nicholson, B. C. (2011). Psychopathic Personality Traits in Relational Aggression among Young Adults. Aggressive Behavior, 37, 207-214. DOI:10.1002/ab.20381.

Domínguez, S. (2014). Matrices Policóricas/tetracóricas o Matrices Pearson? Un estudio metodológico. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 6(1), 39–48. DOI: http://dx.doi.org/10.30882/1852.4206.v6.n1.6357.

Ellis, W. E., Crooks, C. V., & Wolfe, D. A. (2008). Relational Aggression in Peer and Dating Relationships: Links to Psychological and Behavioral Adjustment. Soc Development., 18, 253–269. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2008.00468.x.

Goldstein, S. E., Naglieri, J. A., Princoptta, D., & Otero, T. M. (2014). Introduction: A history of Executive Functioning as a Theoretical and Clinical Construct. In S. Goldstein & J. A. Naglieri (Eds.). Handbook of Executive Functioning (pp. 3–13). New York: Springer.

Gonçalves, G., Heldt, E., Peixoto, B. N., Rodrigues, G. A., Filipetto, M., & Guimarães, L. S. P. (2016). Construct Validity and Reliability of Olweus Bully/Victim Questionnaire – Brazilian Version. Psicologia: Reflexão e Crítica, 29, 27. DOI: https://dx.doi.org/10.1186/s41155-016-0019-7.

Granvald, V., & Marciszko, C. (2015). Relations between Key Executive Functions and Aggression in Childhood. Child Neuropsychology, 2, 1-19. DOI: 10.1080/09297049.2015.1018152.

Heinz, A. J., Beck, A., Meyer-Lindenberg, A., Sterzer, P., & Heinz, A. (2011). Cognitive and Neurobiological Mechanisms of Alcohol-Related Aggression. Nature Reviews Neuroscience, 12(7), 400-13. DOI: 10.1038/nrn3042.

Hernández-Nieto, R. A. (2002). Contributions to Statistical Analysis (pp. 119). Mérida: Universidad de Los Andes.

Hoaken, P. N., Allaby, D. B., & Earle, J. (2007). Executive Cognitive Functioning and the Recognition of Facial Expressions of Emotion in Incarcerated Violent Offenders, Non-Violent Offenders, and Controls. Aggressive Behavior, 33(5), 412-21. DOI: 0.1002/ab.20194.

Hoffmann, A. F., Stover, J. B., & Liporace, M. F. (2013). Correlaciones policóricas y tetracóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios. Ciencias Psicológicas, 8(2), 151–164.

Jurado, M. B., & Rosselli, M. (2007). The Elusive Nature of Executive Functions: A Review of Our Current Understanding. Neuropsychology Review, 17, 213–233. DOI: 10.1007/s11065-007-9040-z.

Kramer, U. M., Kopyciok, R. P., Richter, S., Rodriguez-Fornells, A., & Munte, T. F. (2011). The Role of Executive Functions in the Control of Aggressive Behavior. Frontiers Psychology, 1(2), 152. DOI: 10.3389/fpsyg.2011.00152.

Lima, M. da S., Gouveia, R. S. V., Soares, A. K. S., Araújo, R. de C. R., Ribeiro, M. G. C., Brito, T. R. de S., & Gouveia, V. V. (2017). Escala de actitudes hacia potenciales víctimas de bullying: elaboración y evidencias de validez y fiabilidad. Acta Colombiana de Psicología, 20(1), 242-253. DOI: https://dx.doi.org/10.14718/ACP.2017.20.1.12.

Linder, J. R., Crick, N. R., & Collins, A. (2002). Relational Aggression and Victimization in Young Adults’ Romantic Relationships: Associations with Perceptions of Parent, Peer, and Romantic Relationship Quality. Society Development, 11, 69–86. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9507.00187.

Liu J. (2011). Early Health Risk Factors for Violence: Conceptualization, Evidence, and Implications. Aggression and Violent Behavior, 16, 63–73. DOI: 10.1016/j.avb.2010.12.003.

Loudin, J. L., Loukas, A., & Robinson, S. (2003). Relational Aggression in College Students: Examining the Roles of Social Anxiety and Empathy. Aggressive Behavior, 29(5), 430–439. DOI: https://doi.org/10.1002/ab.10039.

Malloy-Diniz, L. F., Fuentes, D., Mattos, P., & Abreu, N. (2010). Avaliação neuropsicológica: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed.

McQuade, J. D., Murray-Close, D., Shoulberg, E. K., & Hoza, B. (2013). Working Memory and Social Functioning in Children. Journal of Experimental Child Psychology, 115, 422–435. DOI: 10.1016/j.jecp.2013.03.002.

Miller, J. D., & Lynam, D. R. (2003). Psychopathy and the Five-Factor Model of Personality: A Replication and Extension. Journal of Personality Assessment, 81, 168–178. DOI: 10.1207/S15327752JPA8102_08.

Mugge, J. R., Chase, S. L., & King, A. R. (2015). Child Peer Abuse and Perceptions of Executive-Functioning Competencies. Applied Neuropsychology Child, 4, 1-9.

O’toole, S. E., Tsermentseli, S., Humayun, S., & Monks, C. P. (2019). Cool and Hot Executive Functions at 5 Years Old as Predictors of Physical and Relational Aggression between 5 and 6 Years Old. International Journal of Behavioral Development, 43(2), 157-165. DOI: https://doi.org/10.1177/0165025418798498.

Organização Mundial de Saúde. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas.

Pahlavan, F., Mouchiroud, C., & Nemlaghi-Manis, E. (2012). Does Experience of Failure Decrease Executive, Regulatory Abilities and Increase Aggression?. Global Journal of Health Science, 4(6), 60-86. DOI: 10.5539/gjhs.v4n6p60.

Paschall, M. J., & Fishbein, D. H. (2002). Executive Cognitive Function and Agression: A Public Health Perspective. Agression and Violent Behavior, 7, 215-235. DOI: https://doi.org/10.1016/S1359-1789(00)00044-6.

Payne, A. A., & Hutzell, K. L. (2015). Old Wine, New Bottle? Comparing Interpersonal Bullying and Cyberbullying Victimization. Youth & Society, 49, 1149-1178.

Raine, A. (2013). The Anatomy of Violence: The Biological Roots of Crime. New York: Pantheon/Random House.

Richter, S., Gorny, X., Marco-Pallares, J., Kramer, U. M., Machts, J., Barman, A., Bernstein, H. J., Gundelfinger, E. D., Duzel, E., Munte, T. F., Seidenbecher, C. I., & Schott, B. H. (2011). A Potential Role for a Genetic Variation of AKAP5 in Human Aggression and Anger Control. Frontiers in Human Neuroscience, 29(5), 175. DOI: 10.3389/fnhum.2011.00175.

Schmeelk, K. M., Sylvers, P., & Lilienfeld, S. O. (2008). Trait Correlates of Relational Aggression in a Nonclinical Sample: DSMIV Personality Disorders and Psychopathy. Journal of Personality Disorder. 22, 269–283. DOI: 10.1521/pedi.2008.22.3.269.

Soares, A. K. S., Gouveia, V. V., Gouveia, R. S. V., Fonsêca, P. N., & Pimentel, C. E. (2015). Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB): evidências de validade e consistência interna. Temas em Psicologia, 23(2), 481-491. DOI: https://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-18.

Teffer, K., & Semendeferi, K. (2012). Human Prefrontal Cortex: Evolution, Development and Pathology. Progress in Brain Research, 195, 191-218. DOI: 10.1016/B978-0-444-53860-4.00009-X.

Verlinden, M., Veenstra, R., Ghassabian, A., Jansen, P. W., Hofman, A., Jaddoe, V. W., Verhulst, F. C., & Tiemeier, H. (2014). Executive Functioning and Non-Verbal Intelligence as Predictors of Bullying in Early Elementary School. Journal of Abnormal Child Psychology, 42(6), 953-966. DOI: 10.1007/s10802-013-9832-y.

Werner, N. E., & Crick, N. R. (1999). Relational Aggression and Social-Psychological Adjustment in a College Sample. Journal of Abnormal Psychology, 108(4), 615–623. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/0021-843X.108.4.615.

Zanon, C., & Hauck, N., Filho. (2015). Fidedignidade. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira & C. M. Trentini (Orgs.). Psicometria. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2024-04-28