Relação entre cyberbullying e comportamentos de disciplina utilizados pelos pais

Autores

Palavras-chave:

Cyberbullying, Estilos parentais, Mídias sociais

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar se as práticas disciplinares e o conhecimento sobre mídias sociais dos pais podem ser fatores que influenciam a probabilidade de envolvimento e vitimização com esse tipo de violência. Participaram 11 estudantes com idade variando entre 10 e 17 anos (M=13,32, DP= 2,04) e um de seus respectivos responsáveis. Foi aplicado o Inventário de Dimensões de Disciplina (versão dos pais e das crianças), o questionário sobre o conhecimento a respeito de mídias sociais para os pais/cuidadores e a Escala de Cyberbullying e a Escala de Vitimização por dispositivos móveis e internet nos estudantes. Os resultados indicaram uma correlação significativamente positiva entre práticas punitivas (agressão psicológica e punição corporal) com agressão e vitimização de cyberbullying e uma correlação significativa e negativa entre conversa aberta sobre o uso da internet pelos pais e o desconforto das crianças após o uso desta.

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Biografia do Autor

Jonatã Silva de Oliveira , Universidade Federal de São Carlos, São Carlos

Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Bruno Felipe Prado Santos , Universidade Federal de São Carlos

Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Sabrina Mazo D’Affonseca , Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Laboratório de Análise e Prevenção da Violência, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP.

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Publicado

2024-04-28