Violência escolar, suportes familiar e social em adolescentes no município de Petrópolis-RJ
Estudo correlacional
Palavras-chave:
Violência escolar, Adolescentes, Estudo de correlação, Suportes familiar e socialResumo
Estudos sobre violência vêm alertando que metade dos adolescentes no mundo têm sido vítimas em contexto escolar e virtual. O artigo visa apresentar dados de uma pesquisa que buscou analisar a violência escolar (VE) entre adolescentes e a correlação com variáveis sociodemográficas e suportes familiar (SF) e social (SS). Participaram (n=) 542 estudantes, entre os 12 e 17 anos de idade (MD=14,4; DP= 2,4 anos), entre o sexto ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do município de Petrópolis. Foi empregada estatística descritiva para caracterização amostral e atuação em VE. Para diferenças de média, Teste t e ANOVA. Os resultados evidenciaram que meninas são mais vitimizadas, embora sejam mais perpetradoras de violência psicológica e danos morais em comparação aos meninos. A associação de VE, SS e SF foi obtida por correlação de Pearson. Constatou-se 67,9% (368) da amostra vitimizada por VE; e correlação média entre VE e SF, sinalizando fragilidades no interesse mútuo, na consistência afetiva positiva, na demonstração de carinho e no discernimento de papéis familiares. Houve correlação fraca entre VE e SS (r=-0,151; p<0,01). O estudo indicou relação entre VE e religião, e diferenças de gênero significativas considerando a abrangência local, sugerindo informações importantes para ações junto ao fenômeno.
Downloads
Referências
Abramovay, M., & Rua, M. das G. (2002). Violências nas escolas (2a ed). UNESCO.
Baptista, M. N. (2009). Inventário de Percepção e Suporte Familiar – Manual técnico. Vetor.
Borges, L., & Pacheco, J. T. B. (2018). Sintomas depressivos, autorregulação emocional e suporte familiar: um estudo com crianças e adolescentes. Estudos Interdisciplinares de Psicologia, 9(3, supl.1), 132-148.
Coelho, C. C. de A., & Dell’Aglio, D. D. (2018). Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 621-629.
De Antoni C., & Koller, S. H. (2000). A visão de família entre as adolescentes que sofreram violência intrafamiliar. Estudos de Psicologia, 5(2), 347-381. Doi: 10.1590/S1413-294X2000000200004
Fernandes, G., & Yunes, A. M. (2015). O bullying no ambiente escolar: uma realidade a ser enfrentada. [Apresentação de trabalho]. XI Semana Científica Unilasalle. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2018, 10 de setembro). Metade dos adolescentes no mundo são vítimas de violência na escola. Organização das Nações Unidas-ONU. https://brasil.un.org/pt-br/80958-unicef-metade-dos-adolescentes-no-mundo-s%C3%A3o-v%C3%ADtimas-de-viol%C3%AAncia-na-escola
Gebara, C. F. P., Senra, L. X., & Lourenço, L.M. (2019). Intervenções para situações de violência: perspectivas teóricas e empíricas no âmbito da cognição social. In R. Helmuth, & R. Krüger (Org.), Cognição social: teoria, pesquisa e aplicações (1a ed., pp. 119-147). CRV.
Habigzang, L. F.; Lampert, S. S.; De Antoni, C. & Kohler, S. H. (2011). A violência no contexto escolar e a inserção ecológica do psicólogo: um relato de experiência. In S. H. Koller (Org.), Ecologia do desenvolvimento humano – pesquisa e intervenção no Brasil (pp. 359-384). Casa do Psicólogo.
Herminio, A., & Adam, J. (2017). Protagonismo de violência escolar por meninas: percepções de professores e diretores nos cadernos de ocorrência. Revista Prática Docente, 2(2), 366-381.
IPSOS. (2018, 28 de junho). Global Views on Cyberbullying. IPSOS. https://www.ipsos.com/en-za/global-views-cyberbullying
Kohler, S. H., & Antoni, C. (2004). Violência intrafamiliar: uma visão ecológica. In S. H. Koller (Org.), Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. Casa do Psicólogo.
Krug, E. G., Dahlberg, L. L., Mercy, J. A., Zwi, A. B., & Lozano, R. (Eds.). (2002). World report on violence and health. World Health Organization. http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42495/9241545615_eng.pdf?sequence=1
Lourenço, L. M.; Senra, L. X. (2020). Suporte familiar, relações sociais e estratégias de enfrentamento da violência escolar: alguns indicadores para intervenção e prevenção. In J. C. Sarriera, K. B. Rocha, J. A. Inzunza, & R. Bianchi (Orgs.), Bem-estar e saúde comunitária-teoria, metodologia e práticas transformadoras (1a ed., pp. 247-260). Appris.
Lourenco, L. M., Stroppa, T., & Senra, L. X. (2019). Violência: Instrumentos para identificação, rastreio e avaliação. In M. N. Baptista (Org.), Compêndio de Avaliação Psicológica. (pp. 322-331). Vozes.
Luciano, G., Marín, L., & Yuli, M. E. (2008). Violencia em la escuela: ¿un problema y un desafío para la educación? Enseñanza e Investigación em Psicolgía, 13(1), 27-39.
Martins, E., & Szymanski, H. (2004). A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 4(1).
Moreira, P. D. M. (2018). Violência e funcionamento psicológico na adolescência: o papel moderador do suporte social. [Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona do Porto].
Oliveira, D. R. de, & Senra, L. X. (2020). Desenvolvimento sociocognitivo, suporte familiar e social em adolescentes: reflexões para a compreensão da violência escolar. Revista da SPAGESP, 21(1), 21-36.
Roese, Adriana; Gerhardt, Tatiana Engel; Souza, Aline Corrêa de; Lopes, Marta Julia Marques. (2006). Diário de campo: construção e utilização em pesquisas científicas. Online Brazilian Journal of Nursing, 5(3).
Senra, L. X. (2018). Bateria de Escalas de Violência Escolar-BEVESCO: estudo das qualidades psicométricas. [Apresentação de trabalho]. 5º Congresso Internacional em Saúde, Braga, Portugal.
Senra, L. X., & Pereira, B. O. (2020). Entre os muros da escola: bullying, preconceito e discriminação. In: D. R. Oliveira, D. Breder, & K. L. Filpo (Orgs.), Relações étnico-raciais e outros marcadores sociais da diferença: diálogos interdisciplinares (pp. 151-172). Appris.
Siqueira, M. M. M. (2008). Construção e validação da escala de percepção de suporte
social. Psicologia em Estudo, 13(2), 381-388. Doi: 10.1590/S1413-73722008000200021
Wright, M. F, & Wachs, S. (2020). Adolescents’ Cyber Victimization: The Influence of Technologies, Gender, and Gender Stereotype Traits. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(4), 1293. Doi: 10.3390/ijerph17041293
Zambelli, R. M. de O. (2019). Violência escolar: perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Xavier Senra, Maria Clara Peccin Amaral, Letícia Charles Rentes, Ingrid Bortolotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).