Violência escolar, suportes familiar e social em adolescentes no município de Petrópolis-RJ

Estudo correlacional

Autores

Palavras-chave:

Violência escolar, Adolescentes, Estudo de correlação, Suportes familiar e social

Resumo

Estudos sobre violência vêm alertando que metade dos adolescentes no mundo têm sido vítimas em contexto escolar e virtual. O artigo visa apresentar dados de uma pesquisa que buscou analisar a violência escolar (VE) entre adolescentes e a correlação com variáveis sociodemográficas e suportes familiar (SF) e social (SS). Participaram (n=) 542 estudantes, entre os 12 e 17 anos de idade (MD=14,4; DP= 2,4 anos), entre o sexto ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do município de Petrópolis. Foi empregada estatística descritiva para caracterização amostral e atuação em VE. Para diferenças de média, Teste t e ANOVA. Os resultados evidenciaram que meninas são mais vitimizadas, embora sejam mais perpetradoras de violência psicológica e danos morais em comparação aos meninos. A associação de VE, SS e SF foi obtida por correlação de Pearson. Constatou-se 67,9% (368) da amostra vitimizada por VE; e correlação média entre VE e SF, sinalizando fragilidades no interesse mútuo, na consistência afetiva positiva, na demonstração de carinho e no discernimento de papéis familiares. Houve correlação fraca entre VE e SS (r=-0,151; p<0,01). O estudo indicou relação entre VE e religião, e diferenças de gênero significativas considerando a abrangência local, sugerindo informações importantes para ações junto ao fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Xavier Senra, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Psicóloga Doutora e Mestra em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF;  Professora do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis-UCP.

Maria Clara Peccin Amaral, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis-UCP, bolsista IC CNPq.

Letícia Charles Rentes, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis-UCP

Ingrid Bortolotti, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Referências

Abramovay, M., & Rua, M. das G. (2002). Violências nas escolas (2a ed). UNESCO.

Baptista, M. N. (2009). Inventário de Percepção e Suporte Familiar – Manual técnico. Vetor.

Borges, L., & Pacheco, J. T. B. (2018). Sintomas depressivos, autorregulação emocional e suporte familiar: um estudo com crianças e adolescentes. Estudos Interdisciplinares de Psicologia, 9(3, supl.1), 132-148.

Coelho, C. C. de A., & Dell’Aglio, D. D. (2018). Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 621-629.

De Antoni C., & Koller, S. H. (2000). A visão de família entre as adolescentes que sofreram violência intrafamiliar. Estudos de Psicologia, 5(2), 347-381. Doi: 10.1590/S1413-294X2000000200004

Fernandes, G., & Yunes, A. M. (2015). O bullying no ambiente escolar: uma realidade a ser enfrentada. [Apresentação de trabalho]. XI Semana Científica Unilasalle. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2018, 10 de setembro). Metade dos adolescentes no mundo são vítimas de violência na escola. Organização das Nações Unidas-ONU. https://brasil.un.org/pt-br/80958-unicef-metade-dos-adolescentes-no-mundo-s%C3%A3o-v%C3%ADtimas-de-viol%C3%AAncia-na-escola

Gebara, C. F. P., Senra, L. X., & Lourenço, L.M. (2019). Intervenções para situações de violência: perspectivas teóricas e empíricas no âmbito da cognição social. In R. Helmuth, & R. Krüger (Org.), Cognição social: teoria, pesquisa e aplicações (1a ed., pp. 119-147). CRV.

Habigzang, L. F.; Lampert, S. S.; De Antoni, C. & Kohler, S. H. (2011). A violência no contexto escolar e a inserção ecológica do psicólogo: um relato de experiência. In S. H. Koller (Org.), Ecologia do desenvolvimento humano – pesquisa e intervenção no Brasil (pp. 359-384). Casa do Psicólogo.

Herminio, A., & Adam, J. (2017). Protagonismo de violência escolar por meninas: percepções de professores e diretores nos cadernos de ocorrência. Revista Prática Docente, 2(2), 366-381.

IPSOS. (2018, 28 de junho). Global Views on Cyberbullying. IPSOS. https://www.ipsos.com/en-za/global-views-cyberbullying

Kohler, S. H., & Antoni, C. (2004). Violência intrafamiliar: uma visão ecológica. In S. H. Koller (Org.), Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. Casa do Psicólogo.

Krug, E. G., Dahlberg, L. L., Mercy, J. A., Zwi, A. B., & Lozano, R. (Eds.). (2002). World report on violence and health. World Health Organization. http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42495/9241545615_eng.pdf?sequence=1

Lourenço, L. M.; Senra, L. X. (2020). Suporte familiar, relações sociais e estratégias de enfrentamento da violência escolar: alguns indicadores para intervenção e prevenção. In J. C. Sarriera, K. B. Rocha, J. A. Inzunza, & R. Bianchi (Orgs.), Bem-estar e saúde comunitária-teoria, metodologia e práticas transformadoras (1a ed., pp. 247-260). Appris.

Lourenco, L. M., Stroppa, T., & Senra, L. X. (2019). Violência: Instrumentos para identificação, rastreio e avaliação. In M. N. Baptista (Org.), Compêndio de Avaliação Psicológica. (pp. 322-331). Vozes.

Luciano, G., Marín, L., & Yuli, M. E. (2008). Violencia em la escuela: ¿un problema y un desafío para la educación? Enseñanza e Investigación em Psicolgía, 13(1), 27-39.

Martins, E., & Szymanski, H. (2004). A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 4(1).

Moreira, P. D. M. (2018). Violência e funcionamento psicológico na adolescência: o papel moderador do suporte social. [Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona do Porto].

Oliveira, D. R. de, & Senra, L. X. (2020). Desenvolvimento sociocognitivo, suporte familiar e social em adolescentes: reflexões para a compreensão da violência escolar. Revista da SPAGESP, 21(1), 21-36.

Roese, Adriana; Gerhardt, Tatiana Engel; Souza, Aline Corrêa de; Lopes, Marta Julia Marques. (2006). Diário de campo: construção e utilização em pesquisas científicas. Online Brazilian Journal of Nursing, 5(3).

Senra, L. X. (2018). Bateria de Escalas de Violência Escolar-BEVESCO: estudo das qualidades psicométricas. [Apresentação de trabalho]. 5º Congresso Internacional em Saúde, Braga, Portugal.

Senra, L. X., & Pereira, B. O. (2020). Entre os muros da escola: bullying, preconceito e discriminação. In: D. R. Oliveira, D. Breder, & K. L. Filpo (Orgs.), Relações étnico-raciais e outros marcadores sociais da diferença: diálogos interdisciplinares (pp. 151-172). Appris.

Siqueira, M. M. M. (2008). Construção e validação da escala de percepção de suporte

social. Psicologia em Estudo, 13(2), 381-388. Doi: 10.1590/S1413-73722008000200021

Wright, M. F, & Wachs, S. (2020). Adolescents’ Cyber Victimization: The Influence of Technologies, Gender, and Gender Stereotype Traits. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(4), 1293. Doi: 10.3390/ijerph17041293

Zambelli, R. M. de O. (2019). Violência escolar: perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas].

Downloads

Publicado

2024-10-31