Violência escolar, suportes familiar e social em adolescentes no município de Petrópolis-RJ

Estudo correlacional

Autores

Palavras-chave:

Violência escolar, Adolescentes, Estudo de correlação, Suportes familiar e social

Resumo

Estudos sobre violência vêm alertando que metade dos adolescentes no mundo têm sido vítimas em contexto escolar e virtual. O artigo visa apresentar dados de uma pesquisa que buscou analisar a violência escolar (VE) entre adolescentes e a correlação com variáveis sociodemográficas e suportes familiar (SF) e social (SS). Participaram (n=) 542 estudantes, entre os 12 e 17 anos de idade (MD=14,4; DP= 2,4 anos), entre o sexto ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do município de Petrópolis. Foi empregada estatística descritiva para caracterização amostral e atuação em VE. Para diferenças de média, Teste t e ANOVA. Os resultados evidenciaram que meninas são mais vitimizadas, embora sejam mais perpetradoras de violência psicológica e danos morais em comparação aos meninos. A associação de VE, SS e SF foi obtida por correlação de Pearson. Constatou-se 67,9% (368) da amostra vitimizada por VE; e correlação média entre VE e SF, sinalizando fragilidades no interesse mútuo, na consistência afetiva positiva, na demonstração de carinho e no discernimento de papéis familiares. Houve correlação fraca entre VE e SS (r=-0,151; p<0,01). O estudo indicou relação entre VE e religião, e diferenças de gênero significativas considerando a abrangência local, sugerindo informações importantes para ações junto ao fenômeno.

Biografia do Autor

  • Luciana Xavier Senra, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

    Psicóloga Doutora e Mestra em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF;  Professora do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis-UCP.

  • Maria Clara Peccin Amaral, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

    Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis-UCP, bolsista IC CNPq.

  • Letícia Charles Rentes, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

    Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis-UCP

  • Ingrid Bortolotti, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

    Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

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Publicado

2024-10-31