Importância de um Protocolo de Primeiro Atendimento de Pacientes com Experiência de Quase Morte (EQM)

Autores

Palavras-chave:

EQM, Neuropsicologia, Psicologia da saúde, Psicologia hospitalar, Saúde mental

Resumo

Experiências de Quase Morte são subjetivas, intensas e ocorrem a pacientes em morte clínica ou próximos desse estado, geralmente deixando consequências profundas e persistentes em diversos aspectos da vida do paciente, incluindo, em certos casos, depressão, transtorno de estresse pós traumático e distúrbios do sono. O primeiro atendimento é crucial para o prognóstico desses pacientes. Atualmente 10% da população mundial e 14% da brasileira tiveram EQM. O objetivo deste artigo é apresentar esse fenômeno tão pouco estudado e suas consequências, discutindo a importância e necessidade de desenvolver um protocolo de primeiro atendimento e de capacitar profissionais de saúde para liderança sob essa crescente demanda. O artigo seguiu o método bibliográfico, e teve como resultado a elaboração de um protocolo de primeiro atendimento. Conclui-se que há uma crescente demanda pelo tema e uma precária capacitação dos profissionais de saúde para lidarem com ele, requerendo um protocolo de atendimento inicial direcionado, pois suas consequências são potencialmente impactantes nas vidas dos indivíduos que passam por essa experiência.

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Biografia do Autor

Beatriz Ferrara Carunchio, Universidade de São Paulo (USP)

Neuropsicóloga, Doutora em Ciência da Religião (PUC-SP), pesquisadora de pós-doutorado (Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo - USP)

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Publicado

2024-10-31