Intervenção psicológica breve, estruturada e lúdica para melhorar o coping infantil durante a hospitalização

Autores

Palavras-chave:

Enfrentamento, Hospitalização, Criança

Resumo

O estudo apresenta os efeitos de uma intervenção psicológica para melhorar o enfrentamento da hospitalização em crianças e adolescentes. Sessenta participantes com idade entre 7 e 12 anos, e seus responsáveis, foram distribuídos em dois grupos (G1 e G2). Os cuidadores responderam ao Protocolo de Identificação e as crianças à Escala de Stress Infantil e de Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização. Em seguida, o G2 foi submetido a uma intervenção breve, estruturada e lúdica, denominada “Relógio do Enfrentamento”. Após 48 horas, os mesmos instrumentos do pré-teste foram reaplicados. Os resultados indicaram redução dos níveis de sintomas de estresse e aumento do uso de comportamentos adaptativos no pós-teste do G2, além de fornecer indicadores sobre a viabilidade de aplicação da proposta.

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Biografia do Autor

Schwanny Roberta Costa Rambalducci Mofati Vicente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Pediátrica - UFES (Laboratório de Pesquisa em Psicologia Pediátrica - LAPEPP). Possui Mestrado em Psicologia pela UFES (2013) e graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Vitória (2010). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: malformação congênita, coping, prematuridade e baixo peso, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, desenvolvimento infantil e equipe de saúde.

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Publicado

2024-10-22