Acidente vascular cerebral e habilidades sociais em adultos

Associações e comparações entre grupos

Autores

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Acidente vascular cerebral, Competência social

Resumo

Estudos têm apontado um crescente número de indivíduos acometidos por lesões encefálicas. Entre elas, o acidente vascular cerebral (AVC) é considerado um problema de saúde pública, por apresentar como consequência, entre outros fatores, o comprometimento de habilidades sociais (HS). Este estudo teve como objetivo geral investigar a relação entre AVC e HS em adultos. Foram entrevistados 100 indivíduos, residentes em Maceió, capital alagoana, com idade entre 18 e 59 anos. Dessa amostra, 50 indivíduos tinham histórico de AVC e 50 não. Os instrumentos utilizados foram uma anamnese, o Mini Exame do Estado Mental (Meem) e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette). A comparação dos repertórios de HS entre os grupos demonstrou que os participantes com AVC relataram repertórios de HS menos prejudicados que os participantes sem AVC. Os resultados indicaram que não foram encontrados déficits graves de HS nessa população. Além disso, foi encontrado que o estado cognitivo dos participantes com AVC não se correlacionou com seus repertórios de HS. Os resultados obtidos salientam a importância da continuidade de estudos com essa população no contexto brasileiro e apontam a necessidade de elaboração de instrumentos específicos para a avaliação de HS para indivíduos que sofreram AVC.

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Biografia do Autor

Mariana de Almeida Andrade, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga (2014) e Mestra (2018) em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas.

Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2011), com estágio de doutorado no exterior no programa School Psychology da Louisiana State University. Realizou estágio de Pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, com bolsa FAPESP (2014). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da mesma instituição. 

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Publicado

2024-10-22