Contribuições Teóricas e Metodológicas da História Conceitual para os Estudos do Lazer

Autores

  • Flávia da Cruz Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12325

Palavras-chave:

História do Lazer, História Conceitual, Teoria da História

Resumo

Considerando que a definição de lazer ainda é uma questão para os estudiosos que se dedicam a este tema, este trabalho intenciona apontar a proposta teórico-metodológica da história dos conceitos, do historiador alemão Reinhart Koselleck (2006), como possibilidade teórica e metodológica para a melhor elaboração conceitual desse fenômeno. Koselleck (2006) evidencia a necessidade de diferenciação entre um conceito científico e um conceito empírico, e indica os procedimentos metodológicos para a construção de cada um deles. Sua proposta consiste em reconstituir uma mostra dos usos do conceito, realizados pelos atores de um determinado contexto, o que inclui a palavra que o nomeia, mas a ultrapassa, incluindo seu significado histórico. O que nos permitirá compreender o lazer ao longo do tempo e, assim, defini-lo melhor nas investigações contemporâneas que realizamos do passado. Nos permitirá, ainda, verificar a capacidade heurística do atual conceito de lazer, analisando o seu alcance temporal e a validade de suas balizas.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Santos, F. da C. (2019). Contribuições Teóricas e Metodológicas da História Conceitual para os Estudos do Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(1), 359–380. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12325

Edição

Seção

Artigos de Revisão