Notas sobre Corpo, Saúde e Ludicidade

Autores

  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.838

Palavras-chave:

Corpo Humano, Saúde da Família, Atividades de Lazer

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica que contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Na contramão da disciplinarização dos corpos: as atividades lúdicas, as unidades de saúde da família e a intersetorialidade” financiada pelo Ministério do Esporte - Rede CEDES. O objetivo desse estudo foi estabelecer reflexões sobre discursos e práticas educativas em saúde, tecendo relações com a ludicidade e o corpo. Primeiramente, indaga-se sobre o reforço da ludicidade a disciplinarização dos corpos e depois, sobre a possibilidade de se oferecer resistências a esse processo. Diante dos argumentos apresentados, ressaltou-se a importância de refutarmos uma visão idealizada da ludicidade e a necessidade de compreendermos o lúdico como fenômeno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Y. M. O mito da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec, 1995.

________. Formação profissional em políticas públicas de lazer com enfoque na saúde. IN: MARCELLINO, N. C. (Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. São Paulo: Papirus, 2003.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

________. Resumo dos cursos do Collége de France (1970-1982). Tradução de Andréa Daher. Rio De Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

________. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

________. O nascimento da clínica. Tradução de Roberto Machado. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FRAGA, A. B. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. São Paulo: Autores Associados, 2006.

FRAGA, A. B. et al., “Sedentarismo é...”: concepções de praticantes de caminhada e medicalização das práticas corporais. In: FRAGA, A. B.; MAZO, J. Z.; STIGGER, M. P. (Org.). Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos. Porto Alegre: Gênese, 2009. p. 21-35.

GOMES, C. L. Lúdico. In: _____. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 141-146.

GOMES, I. M. Conselheiros modernos: propostas para a educação do indivíduo saudável. Brasília: Thesaurus/CBCE, 2009.

HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

MENDES, M.I.B.S. Mens Sana in Corpore Sano: saberes e práticas educativas sobre corpo e saúde. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999a.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. 3. ed. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Moura d`Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 1999b.

MUCHAIL, S. T. Foucault, simplesmente: textos reunidos. São Paulo: Loyola, 2004.

NÓBREGA, T. P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corpo sujeito. 3. ed. Natal: Editora da UFRN, 2009.

SANT`ANNA, D. B. O prazer justificado: história e lazer. São Paulo: Marco Zero, 1994.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Mendes, M. I. B. de S., & Melo, J. P. de. (2009). Notas sobre Corpo, Saúde e Ludicidade. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.838

Edição

Seção

Artigos de Revisão