https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/issue/feedRevista de Estudos de Língua Portuguesa2019-02-01T17:50:18-02:00Setor de Publicaçõesperiodicosfaleufmg@gmail.comOpen Journal Systems<span style="color: #000000; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;">Revista do antigo Departamento de Letras Vernáculas da </span><a style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff;" href="http://www.letras.ufmg.br/site/">Faculdade de Letras</a><span style="color: #000000; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span>da<span class="Apple-converted-space"> </span></span><a style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff;" href="https://www.ufmg.br/">Universidade Federal de Minas Gerais</a><span style="color: #000000; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;">(Brasil), publicada entre 1982 e 1987.</span>https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8547Resenha: BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 188 p.2019-02-01T17:50:18-02:00Marcus Bacamarteperiodicosfaleufmg@gmail.com.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8548Resenha: SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.2019-02-01T17:50:18-02:00Antônio Eduardo Andrade de Castroperiodicosfaleufmg@gmail.com.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8541Leituras populares2019-02-01T17:50:18-02:00Graça Paulinoperiodicosfaleufmg@gmail.com<p>Dissertar sobre modos populares de viver exige que seja esclarecido o sentido econômico e cultural de muitas vidas. Eis muitas dificuldades.</p>1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8542Quem tem medo da poesia?2019-02-01T17:50:18-02:00Luiz Cláudio Vieira de Oliveiraperiodicosfaleufmg@gmail.com<p>Muito se tem escrito sobre a literatura dirigida à infância e à juventude. Houve, recentemente, um boom editorial em relação à literatura infanto-juvenil. Escritores esvoaçam por todos os lados, críticos analisam, interpretam e, por que não?, criticam o material produzido.</p>1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8543Conhece o vocabulário escardichar2019-02-01T17:50:18-02:00Hélcio do Valperiodicosfaleufmg@gmail.com<p>O leitor que responder ‘não sei’ a todas essas perguntas não passará provavelmente em nenhuma prova de Português de nenhum concurso oficial.<strong></strong></p>1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8544Língua materna, parte maldita da lingüística2019-02-01T17:50:18-02:00Jean-Didier Urbainperiodicosfaleufmg@gmail.com<p class="western" align="justify"><span>Trata-se aqui de destruir a evidência de uma expressão e de seu uso. Trata-se, sobretudo, de, colocando-se em discussão seu emprego usual, examinar agora o domínio de uma imagem que subsiste no coração da lingüística.</span></p>1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8545Os mágicos municipais: um fascinante museu onomástico2019-02-01T17:50:18-02:00Clara Grimaldi Eleazaroperiodicosfaleufmg@gmail.com<p class="western" align="justify"><span>Neste estudo, pretende-se descrever e analisar o comportamento sintático dos advérbios de modo simples do português, procurando investigar, em especial, suas possibilidades de ocorrência em sentenças com verbos finitos, na voz ativa. </span></p>1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8546Por uma análise sintático-semântíca das preposições2019-02-01T17:50:18-02:00Maria de Nazaré Serra Silva e Guimarãesperiodicosfaleufmg@gmail.com<p class="western" align="justify"><span>O estudo das preposições vem despertando o nosso interesse há muito tempo, principalmente porque, a nosso ver, seu papel primordial está no campo da sintaxe e, como é óbvio, da se mântica, conquanto em nossas gramáticas normativas elas vêm geralmente estudadas em capítulos de morfologia. </span></p>1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8549A trama da escola: um revólver sob bombons; uma análise da função da escola pela ótica do teatro2019-02-01T17:50:18-02:00Alaíde Inah Gonzalezperiodicosfaleufmg@gmail.comEsse trabalho pretende analisar o processo de ensino-aprendizagem de valores na escola, a partir de uma descrição de como na prática tal processo ocorre, através da interação professor/alunos, no contexto da sala de aula. Considerando a função de crítica social do teatro, decidiu-se fundamentar a descrição desse processo na análise de conteúdo de três peças que centram sua crítica na escola:<em> A aurora da minha vida</em>, de Naum Alves de Souza, <em>Apareceu a Margarida</em>, de Roberto Athayde, e <em>Se chovesse vocês estragavam todos</em>, de Clóvis Levi e Tânia Pacheco.<br />Embora a maioria das conclusões confirme os principais aspectos da teoria da reprodução, de BOURDIEU & PASSERON, a reação dos alunos à inculcação ideológica da escola (confirmada pela própria crítica à escola e sua função ideológica) denunciada, nas peças, por pessoas que foram submetidas a tal processo, permite concluir ser possível inverter a situação, ou seja: transformar o teatro que representa a interação entre professor e dunos numa relação dialógica, na qud a linguagem seja utilizada não mais para dissimular, mas para conscientizar o duno e desenvolver nele o espírito crítico, a fim de que professor e alunos aprendam, juntos, a valorar.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8550Da categoria gramatical pessoa2019-02-01T17:50:18-02:00Antônio Martinez de Rezendeperiodicosfaleufmg@gmail.comEssa dissertação discute o conceito de pessoa gramatical, com base na proposta de que pessoa é fenômeno de linguagem, não um fato de língua. Ao considerá-la assim, procura estabelecer suas características e ás implicações do seu conceito, através do comentário de termos que as gramáticas tradicionais relacionam à pessoa gramatical: pessoa do verbo, impessoalidade e sujeito, por exemplo.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8551A literatura infanto-juvenil de Clarice Lispector e a questão do gênero2019-02-01T17:50:18-02:00Francisco Aurélio Ribeiroperiodicosfaleufmg@gmail.comO autor faz a análise das obras infanto-juvenis de Clarice Lispector e discute o conceito do gênero literário infanto-juvenil. Sua análise parte das diferentes conceituações do gênero e suas implicações com as questões sócio-culturais. Faz, ainda, um levantamento das principais características da obra de Clarice Lispector "para adultos", comparando-as às de sua obra para crianças. Também é incluída a opinião das crianças sobre os livros da autora, resultado de uma pesquisa feita em escolas de 1o grau.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8552Contra-cultura e marginália: uma releitura de metapoemas marginais2019-02-01T17:50:18-02:00Eduardo José Tollendalperiodicosfaleufmg@gmail.comLeitura de poemas e metapoemas característicos da poesia marginal, com a intenção de aí captar e pôr em evidência o significado poético e a dimensão "marginal" desse discurso, no cenário da literatura brasileira dos anos 70.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8540Editorial2019-02-01T17:50:18-02:00Maria Dirce do Valperiodicosfaleufmg@gmail.com.1987-12-31T00:00:00-02:00Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa