Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa <span style="color: #000000; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;">Revista do antigo Departamento de Letras Vernáculas da </span><a style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff;" href="http://www.letras.ufmg.br/site/">Faculdade de Letras</a><span style="color: #000000; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;"><span class="Apple-converted-space"> </span>da<span class="Apple-converted-space"> </span></span><a style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff;" href="https://www.ufmg.br/">Universidade Federal de Minas Gerais</a><span style="color: #000000; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; display: inline !important; float: none; background-color: #ffffff;">(Brasil), publicada entre 1982 e 1987.</span> pt-BR periodicosfaleufmg@gmail.com (Setor de Publicações) periodicosfaleufmg@gmail.com (Úrsula Massula) Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A trama da escola: um revólver sob bombons; uma análise da função da escola pela ótica do teatro https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8549 Esse trabalho pretende analisar o processo de ensino-aprendizagem de valores na escola, a partir de uma descrição de como na prática tal processo ocorre, através da interação professor/alunos, no contexto da sala de aula. Considerando a função de crítica social do teatro, decidiu-se fundamentar a descrição desse processo na análise de conteúdo de três peças que centram sua crítica na escola:<em> A aurora da minha vida</em>, de Naum Alves de Souza, <em>Apareceu a Margarida</em>, de Roberto Athayde, e <em>Se chovesse vocês estragavam todos</em>, de Clóvis Levi e Tânia Pacheco.<br />Embora a maioria das conclusões confirme os principais aspectos da teoria da reprodução, de BOURDIEU &amp; PASSERON, a reação dos alunos à inculcação ideológica da escola (confirmada pela própria crítica à escola e sua função ideológica) denunciada, nas peças, por pessoas que foram submetidas a tal processo, permite concluir ser possível inverter a situação, ou seja: transformar o teatro que representa a interação entre professor e dunos numa relação dialógica, na qud a linguagem seja utilizada não mais para dissimular, mas para conscientizar o duno e desenvolver nele o espírito crítico, a fim de que professor e alunos aprendam, juntos, a valorar. Alaíde Inah Gonzalez Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8549 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Da categoria gramatical pessoa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8550 Essa dissertação discute o conceito de pessoa gramatical, com base na proposta de que pessoa é fenômeno de linguagem, não um fato de língua. Ao considerá-la assim, procura estabelecer suas características e ás implicações do seu conceito, através do comentário de termos que as gramáticas tradicionais relacionam à pessoa gramatical: pessoa do verbo, impessoalidade e sujeito, por exemplo. Antônio Martinez de Rezende Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8550 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 A literatura infanto-juvenil de Clarice Lispector e a questão do gênero https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8551 O autor faz a análise das obras infanto-juvenis de Clarice Lispector e discute o conceito do gênero literário infanto-juvenil. Sua análise parte das diferentes conceituações do gênero e suas implicações com as questões sócio-culturais. Faz, ainda, um levantamento das principais características da obra de Clarice Lispector "para adultos", comparando-as às de sua obra para crianças. Também é incluída a opinião das crianças sobre os livros da autora, resultado de uma pesquisa feita em escolas de 1o grau. Francisco Aurélio Ribeiro Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8551 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Contra-cultura e marginália: uma releitura de metapoemas marginais https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8552 Leitura de poemas e metapoemas característicos da poesia marginal, com a intenção de aí captar e pôr em evidência o significado poético e a dimensão "marginal" desse discurso, no cenário da literatura brasileira dos anos 70. Eduardo José Tollendal Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8552 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Editorial https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8540 . Maria Dirce do Val Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8540 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Resenha: BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 188 p. https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8547 . Marcus Bacamarte Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8547 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Resenha: SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986. https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8548 . Antônio Eduardo Andrade de Castro Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8548 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Leituras populares https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8541 <p>Dissertar sobre modos populares de viver exige que seja esclarecido o sentido econômico e cultural de muitas vidas. Eis muitas dificuldades.</p> Graça Paulino Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8541 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Quem tem medo da poesia? https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8542 <p>Muito se tem escrito sobre a literatura dirigida à infância e à juventude. Houve, recentemente, um boom editorial em relação à literatura infanto-juvenil. Escritores esvoaçam por todos os lados, críticos analisam, interpretam e, por que não?, criticam o material produzido.</p> Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8542 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Conhece o vocabulário escardichar https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8543 <p>O leitor que responder ‘não sei’ a todas essas perguntas não passará provavelmente em nenhuma prova de Português de nenhum concurso oficial.<strong></strong></p> Hélcio do Val Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8543 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Língua materna, parte maldita da lingüística https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8544 <p class="western" align="justify"><span>Trata-se aqui de destruir a evidência de uma expressão e de seu uso. Trata-se, sobretudo, de, colocando-se em discussão seu emprego usual, examinar agora o domínio de uma imagem que subsiste no coração da lingüística.</span></p> Jean-Didier Urbain Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8544 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Os mágicos municipais: um fascinante museu onomástico https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8545 <p class="western" align="justify"><span>Neste estudo, pretende-se descrever e analisar o comportamento sintático dos advérbios de modo simples do português, procurando investigar, em especial, suas possibilidades de ocorrência em sentenças com verbos finitos, na voz ativa. </span></p> Clara Grimaldi Eleazaro Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8545 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200 Por uma análise sintático-semântíca das preposições https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8546 <p class="western" align="justify"><span>O estudo das preposições vem despertando o nosso interesse há muito tempo, principalmente porque, a nosso ver, seu papel primordial está no campo da sintaxe e, como é óbvio, da se mântica, conquanto em nossas gramáticas normativas elas vêm geralmente estudadas em capítulos de morfologia. </span></p> Maria de Nazaré Serra Silva e Guimarães Copyright (c) 2017 Revista de Estudos de Língua Portuguesa https://periodicos.ufmg.br/index.php/lingua_portuguesa/article/view/8546 Thu, 31 Dec 1987 00:00:00 -0200