https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/issue/feedMemorandum: Memória e História em Psicologia2024-06-02T16:26:14-03:00Adriano Roberto Afonso do Nascimentonascimentopsi72@gmail.comOpen Journal SystemsPeriódico de publicação contínua sobre história e memória da psicologia.https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/52859Isaías Pessotti2024-06-02T16:26:14-03:00Marina Massimi mmassimi3@yahoo.comWilliam Barbosa Gomesgomesw@ufrgs.br<p>–</p>2024-06-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Memorandum: Memória e História em Psicologiahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/46422Darwin vai ao divã2023-10-24T14:42:01-03:00Rodrigo Barbosa Nascimentonascimentolag@gmail.comDenise Maria Barreto Coutinhodenisecoutinho1@gmail.com<p>Este artigo objetiva identificar, contextualizar e analisar evidências e impacto do evolucionismo darwiniano na obra de Sigmund Freud, na literatura especializada nacional nas últimas duas décadas. Uma revisão sistemática da literatura foi empreendida, em conformidade com as orientações metodológicas PRISMA, valendo-se, para tanto, de palavras-chave selecionadas, posteriormente empregadas na pesquisa conduzida em sete bases de dados distintas. Após seleção, chegou-se a uma amostra final composta por dezesseis artigos de relevância. De acordo com os resultados, evidencia-se: evolucionismo darwiniano como um recurso na escrita da obra freudiana; utilização da história evolutiva ou história filogenética como justificativa das elaborações de Freud; teoria darwiniana como meio para compreensão da origem de sintomas e estados psíquicos; uso da figura representativa de Darwin.</p>2024-04-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Memorandum: Memória e História em Psicologiahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/41907O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais2023-10-24T13:36:20-03:00Caio Rudácaio.ruda@ufsb.edu.brRafael Andrés Patiñorafaelpatino@gfe.ufsb.edu.brGabriela Andrade da Silvagabriela.silva@ufsb.edu.br<p>Nos últimos 40 anos, a atuação do psicólogo vem sendo orientada pela aproximação a diversas políticas públicas. A despeito dos avanços empreendidos quanto à capacitação das profissionais para o trabalho com beneficiários de tais políticas, os cursos de graduação ainda parecem carecer de um foco maior no estudo de tais políticas e de uma consolidação de referenciais teórico-metodológicos e epistemológicos de atuação psicológica. O presente ensaio busca discutir criticamente o papel dos fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia na formação para a atuação em políticas sociais, compreendendo um estudo teórico, de base bibliográfica e documental, acerca das discussões histórico-epistemológicas no campo psicológico. Destaca-se que tais discussões tanto oferecem a base para o desenvolvimento do senso crítico acerca da psicologia enquanto área dispersa e fragmentada como também possibilitam o desvelamento da condição escamoteada da psicologia enquanto saber auxiliar ao controle subjetivo e ideológico dos indivíduos pelo Estado.</p>2024-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Memorandum: Memória e História em Psicologiahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/49357Psicologia da Educação em Minas Gerais2023-12-30T10:57:49-03:00Jáder dos Reis Sampaiosampaiojader@gmail.com<p>Obra resenhada: Goulart, I. B. <em>Psicologia da Educação em Minas Gerais segundo a narrativa dos principais atores – 1927 a 1990.</em> Artesã.</p>2024-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Memorandum: Memória e História em Psicologia