Teorias praxiológicas da percepção e a concentricidade entre espaço, corpo próprio e intersubjetividade

Autores

  • Danilo Saretta Verissimo Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita – Campus Assis

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.19976

Palavras-chave:

percepção, corpo, intersubjetividade, fenomenologia, espaço

Resumo

Circunscrevemos e examinamos, neste trabalho de cunho teórico, linhas de estudo, redes conceituais e discussões em torno da percepção que se destaquem no âmbito do que denominamos de teorias praxiológicas da intencionalidade perceptiva. Orientamo-nos, em termos teórico-metodológicos, pela tradição fenomenológica. Partimos do pressuposto, presente nas abordagens fenomenológicas da percepção, da concentricidade entre a experiência perceptiva do espaço, do corpo próprio e de outrem. Combinados a estes três eixos concêntricos, elencamos, para a discussão, os problemas da atenção perceptual e da percepção amodal, do esquema e da imagem corporal, e da atenção conjunta e dos neurônios espelho. São reforçados, na análise, os vínculos entre percepção e ação, o que nos aproxima de uma concepção corpórea e situada da subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Saretta Verissimo, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita – Campus Assis

Danilo Saretta Verissimo é Professor-Associado Livre-docente do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Campus Assis.

Referências

Barbaras, R. (2006). Préface. Em G. Simondon. Cours sur la perception (pp.IX-XVI). Paris: PUF.

Berthoz, A. (2004). Physiologie du changement de point de vue. Em A. Berthoz & G. Jorland. L’empathie (pp.251-275). Paris: Odile Jacob.

Berthoz, A. & Petit, J-L. (2006). Phénoménologie et physiologie de l’action. Paris: Odile Jacob.

Bimbenet, E. (2011a). L’animal que je ne suis plus. Paris: Gallimard.

Bimbenet, E. (2011b). Après Merleau-Ponty: études sur la fécondité d’une pensée. Paris: Vrin.

Bimbenet, E. (2015). L’invention du réalisme. Paris: Les Éditions du Cerf.

Briscoe, R. & Grusch, R. (2015). Action-based theories of perception. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Recuperado em 7 de dezembro, 2015, de http://plato.stanford.edu/archives/fall2015/entries/action-perception/.

Carpenter, M., Nagell, K. & Tomasello, M. (1998). Social cognition, joint attention and communicative competence from 9 to 15 months of age. Monographs of the Society for Research in Child Development, 63(4), 1-142. Recuperado em 7 de abril, 2021, de www.jstor.org/stable/1166214.

Freyd, J. & Finke, R. (1984). Representational momentum. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 10(1), 126-132. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://psycnet.apa.org/record/1984-16934-001.

Gallagher, S. (2005). How the body shapes the mind. Oxford/ New York: Oxford University Press.

Gallagher, S. & Zahavi, D. (2008). The phenomenological mind: an introduction to philosophy of mind and cognitive science. London/ New York: Routledge.

Gennart, M. (2011). Corporeité et présence: jalons pour une approche du corps dans la psychose. Argenteuil: Le Cercle Herméneutique.

Gurwitsch, A. (1957). Théorie du champ de la conscience. Bruges: Desclée de Brouwer.

Husserl, E. (1963). Recherches logiques: éléments d’une élucidation phénoménologique de la connaissance (Vol.3) Paris: PUF. (Original publicado em 1901).

Husserl. E. (1989). Chose et espace: leçons de 1907 (J.-F. Lavigne, trad.). Paris: PUF. (Original publicado em 1973).

Husserl, E. (2001). Idées directrices pour une phénoménologie et une philosophie phénoménologique pures (P. Ricoeur, trad.). Paris: Gallimard. (Original publicado em 1913).

Kelly, S. (2008). Content and constancy: phenomenology, psychology, and the content of perception. Philosophy and Phenomenological Research, 76(3), 682-690. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://www.jstor.org/stable/40041205.

Leder, D. (1990). The absent body. Chicago/ Londres: The University of Chicago Press.

Mack, A. (2003). Inattentional blindness: looking without seeing. Current Directions in Psychological Science, 12(5), 180-184. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://journals.sagepub.com/doi/10.1111/1467-8721.01256.

Masangkay, Z., McCluskey, K., McIntyre, C., Sims-Knight, J., Vaughn, B. & Flavell, J. (1974). The early development of inferences about the visual percepts of others. Child Development, 45(2), 357-366. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://journals.sagepub.com/doi/10.1111/1467-8721.01256.

Meltzoff, A., Kuhl, P., Movella, J. & Sejnowski, T. (2009). Foundations for a new science of learning. Science, 325, 284-288. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://science.sciencemag.org/content/325/5938/284.long.

Merleau-Ponty, M. (1945). Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard.

Merleau-Ponty, M. (1996). Le primat de la perception et ses conséquences philosophiques. Lagrasse: Verdier.

Merleau-Ponty, M. (1997). Les relations avec autrui chez l’enfant. Em M. Merleau-Ponty, Parcours: 1935-1951 (pp.147-229). Lagrasse: Verdier (Original publicado em 1951).

Merleau-Ponty, M. (2001). Psychologie et pédagogie de l’enfant: cours de Sorbonne 1949-1952. Lagrasse: Verdier.

Michotte, A. (1955). Perception et cognition. Acta Psychologica, 11, 70-91.

Michotte, A., Thinès, G., & Crabbé, G. (1964). Les compléments amodaux des structures perceptives. Louvain/Paris: Publications Universitaires de Louvain, Éditions Béatrice-Nauwelaerts.

Moll, H. & Meltzoff, A. (2011). Joint attention as the fundamental basis of understanding perspectives. Em A. Seemann (Ed.). Joint Attention: new developments in psychology, philosophy of mind, and social neuroscience (pp.393-413). Massachusetts: MIT Press.

Moll, H. & Tomasello, M. (2006). Level I perspective-taking at 24 months of age. British Journal of Developmental Psychology, 24, 603-613. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1348/026151005X55370.

Noë, A. (2004). Action in perception. Cambridge/London: The MIT Press.

Noë, A. (2012). Varieties of presence. Cambridge (Mass.)/London: Harvard University Press.

Noë, A. & O’Regan, K. (2002). On the brain-basis of visual consciousness: a sensorimotor account. Em A. Noë & E. Thompson (orgs.). Vision and mind: selected readings in the philosophy of perception (pp.567-598). Cambridge/London: The MIT Press.

Noë, A. & Thompson, E. (2002). Introduction. Em A. Noë & E. Thompson (Eds.). Vision and mind: selected readings in the philosophy of perception (pp.01-14). Cambridge/London: The MIT Press.

Petitot, J., Varela, F., Pachoud, B. & Roy, J-M. (Eds.). (1999). Naturalizing phenomenology: issues in contemporary phenomenology and cognitive science. Stanford: Stanford California Press.

Piaget, J. & Inhelder, B. (1948). La représentation de l’espace chez l’enfant. Paris: PUF.

Rensink, R., O’Regan, J. & J. Clark (1997). To see or not to see: the need for attention to perceive changes in scenes. Psychological Science, 8(5), 368-373. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://journals.sagepub.com/doi/10.1111/j.1467-9280.1997.tb00427.x.

Rizzolatti, G., Fadiga, L., Gallese, V. & Fogassi, L. (1996). Premotor cortex and the recognition of motor actions. Cognitive Brain Research, 3, 131-141. Recuperado em 7 de abil, 2021, de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0926641095000380.

Rizzolatti, G. & Sinigaglia, C. (2008). Les neurons miroirs (M. Raiola, Trad.). Paris: Odile Jacob.

Sartre, J-P. (1980). L’être et le néant: essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard. (Original publicado em 1943).

Sévérac, P. (2004). La perception. Paris: Ellipses.

Simons, D. & Chabris, C. (1999). Gorillas in our midst: sustained inattentional blindness for dynamic events. Perception, 28(9), 1059-1074. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://journals.sagepub.com/doi/10.1068/p281059.

Simons, D. & Levin, D. (1997). Change blindness. Trends in Cognitive Sciences, 1(7), 261-267. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://www.cell.com/trends/cognitive-sciences/fulltext/S1364-6613(97)01080-2.

Tomasello, M. (1999). The cultural origins of human cognition. Cambridge: MIT Press.

Trevarthen, C. (2011). The generation of human meaning: how shared experience grows in infancy. Em A. Seemann (Org.). Joint Attention: new developments in psychology, philosophy of mind, and social neuroscience (pp.73-113). Massachusetts: MIT Press.

Tse, P. (1999). Volume completion. Cognitive Psychology, 39, 37-68. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0010028599907156.

Van Lier, R. & Gerbino, W. (s/d). Perceptual completions. [Texto da internet]. Recuperado em 27 de abril, 2021, de http://gestaltrevision.be/pdfs/oxford/van_Lier&Gerbino-Perceptual_completions.pdf.

Varela, F., Thompson, E. & Rosch, E. (1993). The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge (Mass.)/London: MIT Press.

Wagemans, J., Kubovy, M., Peterson, M.; Elder, J., Palmer, S. & Singh, M. (2012). A century of Gestalt Psychology in visual perception: I. Perceptual grouping and figure-ground organization. Psychological Bulletin, 138(6), 1172-1217. Recuperado em 7 de abril, 2021, de https://doi.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0029333.

Wagemans, J., Van Lier, R. & Scholl, B. (2006). Introduction to Michotte’s heritage in perception and cognition research. Acta Psychologica, 123, 1-19. Recuperado em 7 de abril, de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001691806000758?via%3Dihub.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Verissimo, D. S. (2021). Teorias praxiológicas da percepção e a concentricidade entre espaço, corpo próprio e intersubjetividade. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 38. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.19976

Edição

Seção

Artigos