Senhora das águas e da canção

representação social de Iemanjá na música popular brasileira

Autores

  • Luanda do Carmo Queiroga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano Roberto Afonso do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6845

Palavras-chave:

Iemanjá, representação social, música

Resumo

Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras.

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Biografia do Autor

Luanda do Carmo Queiroga, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação em Psicologia.

Adriano Roberto Afonso do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista em Produtividade do CNPq.

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Queiroga, L. do C., & Nascimento, A. R. A. do. (2019). Senhora das águas e da canção: representação social de Iemanjá na música popular brasileira. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1–21. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6845

Edição

Seção

Artigos