A modernidade urbana desde um arquivo privado: esquissos, peças gráficas, cartografia e os projectos de um engenheiro militar e político do tempo da ditadura em Portugal

  • Miguel Sopas de Melo Bandeira Universidades de Coimbra, Minho e Porto
Palavras-chave: arquivos privados, memórias pessoais, cartografia, Braga, Estado Novo

Resumo

O presente texto tem origem no recurso a documentação proveniente de um acervo privado, constituído em pequeno arquivo, reunido pelo antigo Presidente da Câmara Municipal de Braga (Portugal), o Coronel, Albino José Rodrigues (1864-1959), simultaneamente, engenheiro militar e municipal. Desde logo pretendemos demonstrar a importância das memórias privadas como elemento historiográfico inalienável da produção de conhecimento e de construção da nossa memória colectiva, no caso e com esta origem, o contributo dado a partir da imagem, da expressão gráfica e da cartografia, na compreensão da própria época, seus contextos e instituições. Tratando-se de uma personalidade influente e multifacetada, designadamente, no plano técnico e político, a partir deste testemunho poderemos melhor avaliar os processos locais da transição do liberalismo republicano para a ditadura de estado no Portugal do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COX, Richard J. Personal archives and a new archival calling: readings, reflections and ruminations, Litwin Books, 2008.
COOK, Terry. Arquivos Pessoais e Arquivos Institucionais: para um entendimento arquivístico comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Estudos Históricos 11, 1998, p. 129-152.
GOMES, Joaquim da Silva. Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Braga, Braga, 1836-2006, CMB, 2006.
JIMÉNEZ, F. Chacón et al. Sindistancias. Familia y tendencias historiográficas en el siglo XX. Murcia, Universidad de Murcia, 2003.
RODRIGUES, Albino José. Substituiçao das cargas móveis por cargas estáticas, no cálculo dos momentos flectores em vigas horizontais e apoiadas nas extremidades. [S.l.]: [s.n.], 1934.
RODRIGUES, Albino José. Substituição das cargas móveis por cargas estáticas no cálculo dos momentos flectores em vigas horizontais e apoiadas nas extremidades. (Cont.). [S.l.]: [s.n.], 1933. p 348-361. (Rev. Ass. Eng. Civis Port., Lisboa, 64 (699) Set. 1933).
RODRIGUES, Albino José. Substituição das cargas móveis por cargas estáticas no cálculo dos momentos flectores em vigas horizontais e apoiadas nas extremidades. (Cont.). [S.l.]: [s.n.], 1933. p 302-316. (Rev. Ass. Eng. Civis Port., Lisboa, 64 (698) Agos. 1933).
Publicado
2019-12-20
Seção
Artigos