Compilar para conhecer: alguns mapas do território colonial brasileiro da mapoteca do Arquivo Histórico do Exército

Autores

  • Francisco José Corrêa Martins Arquivo Histórico do Exército (AHEx – EB – MD)

Palavras-chave:

Arquivo Histórico, acervo cartográfico, Mapa Nova Lusitânia

Resumo

Com mais de 3.700 mapas, a mapoteca do Arquivo Histórico do Exército (ahex) reúne uma produção cartográfica que vai do século xvi ao xx, com enfoque especial para o território brasileiro, sendo isso um reflexo de suas origens e objetivos primordiais, pois fora criado para ser um lugar “onde se reunaó [sic], e conservem todos os Mappas, e cartas, tanto das Costas, como do interior do Brazil”, como se lê em seu decreto de criação, lavrado em 07 de abril de 1808, e assinado por D. João, Príncipe Regente de Portugal. Em seus primórdios, o “Real Archivo Militar” recebeu grande parte da documentação cartográfica trazida pela Família Real portuguesa quando de sua transmigração para o Brasil e que, mesmo após o retorno do monarca português para Lisboa em 1821, com a restauração administrativa naquela capital, uma importante parcela das cartas trazidas aqui permaneceu, acervo este que a tornou uma das principais mapotecas existentes, em âmbito mundial, no que tange ao Brasil Colonial. Assim, neste trabalho objetivamos apresentar alguns documentos cartográficos de síntese, a saber, o mapa relativo às Américas, extraído da Cosmographia, de Sebastian Münster, o “Mapa Da maior parte Da Costa e Sertaõ, do Brazîl”, baseado em um original do Padre Jacobo Cocleo e a Nova Lusitania, de Antônio Pires da Silva Pontes Leme, pertencentes ao acervo do ahex1, relativos às terras do Brasil, compilados a partir de trabalhos de maior escala, tanto por cartógrafos a serviço de Portugal como de outras nações, e que visaram reunir um conjunto de informações, fosse em relação ao interior da colônia portuguesa como em relação às suas costas. Informações estas que forneciam ao soberano e à administração real condições, por exemplo, para melhor aquilatar a extensão dos domínios territoriais coloniais, permitindo um melhor conhecimento do espaço geográfico ocupado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, Carla Maria Carvalho de. Uma nobreza da terra com projeto imperial: Maximiliano de Oliveira Leite e seus aparentados In: Fragoso, João Luís Ribeiro; Almeida, Carla Maria Carvalho de; Sampaio, Antonio Carlos Jucá de. (Org.). Conquistadores e negociantes: histórias de elites no Antigo Regime nos trópicos: América lusa, séculos xvi a xviii. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 121-193.
Burmeister, Karl Heinz. Sebastian Münster. In: Balz, Horst Robert; Krause, Gerhard; Müller, Gerhard. (Org.). Theologische Realenzyklopädie, Berlin/New York, De Gruyter Verlag, v. 23, p. 407-410, 1993.
Cintra, Jorge Pimentel. A primeira planta topográfica da cidade de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Cartografia, 21., 2003, Belo Horizonte. Anais do xxi Congresso Brasileiro de Cartografia. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Cartografia, 2003. v. 1. p. 1-10.
Costa, Antônio Gilberto. Os Caminhos do Ouro e a Estrada Real. Belo Horizonte: Editora ufmg; Lisboa: Kapa Editorial, 2005.
Costa, Antônio Gilberto. Dos Roteiros de Todos os Sinais da Costa até a Carta Geral: um projeto de cartografia e os mapas da América Portuguesa e do Brasil Império. In: Costa, Antônio Gilberto. (Org). Roteiro Prático de Cartografia: da América Portuguesa ao Brasil Império. Belo Horizonte: ufmg, 2007. p. 83-223.
Lopes, Marília dos Santos. Portugal. Uma fonte de novos dados. A recepção dos conhecimentos portugueses sobre África nos discursos alemães dos séculos xvi e xvii. Mare Liberum 1, p. 205-308, 1990.
Marlene, Maria. Mapoteca do Ministério das Relações Exteriores. In: Costa, Antônio Gilberto. (Org.). Roteiro Prático de Cartografia: da América Portuguesa ao Brasil Império. Belo Horizonte: ufmg, 2007. p. 8-10.
Moraes, Fernanda Borges de. A Rede Urbana das Minas Gerais coloniais: uma reconstrução a partir da cartografia histórica. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, 1.. Disponível em: <http://revistas.ceurban.com/numero7/artigos/fernandamoraes.htm>. Acesso em: (s/d).
Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas. A contribuição do Padre Antônio Vieira à história da astronomia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a. 160, n. 403, 1999. Disponivel em: <http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e19.html>. Acesso em: (s/d).
Oliveira, Daiane, Ribeira do Amparo, 2009. Disponível em: <http://ribeiradoamparobahia.blogspot.com/2009/08/viva-ribeira-hoje-dia-14-de-agosto.html?showComment=1250395354974#c6718991981194837025>. Acesso em: (s/d).
Pereira, Magnus [Roberto de Mello]; Cruz, Ana Lúcia [Rocha Barbalho da]; Antônio da Silva Pontes [Leme]. In: A ilustração em Portugal e no Brasil: Cientistas e Viajantes, 2006. Disponível em: <http://www.cedope.ufpr.br/antonio_pontes.htm>. Acesso em: (s/d).
Pritchett, Frances D. Cosmographia, by Sebastian Munster, 1544 and later editions. 2009. Disponível em: <http://www.columbia.edu/itc/mealac/pritchett/00generallinks/munster/munster.html#index>. Acesso em: (s/d).
Renger, Friedrich Ewald; Machado, Maria Márcia Magela. Do descobrimento do ouro à criação das vilas na cartografia histórica da Capitania de Minas Gerais. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, 1., 2005. Disponível em: <http://revistas.ceurban.com/numero5/artigos/friedriche.htm >. Acesso em: (s/d).
Silva, Clóvis Pereira da. A Matemática no Brasil: Uma história de seu desenvolvimento. Bogotá: Academia Colombiana de Ciências Exactas, Físicas y Naturales, 1998. (2ª ed.). Disponível em: <http://www.accefyn.org.co/PubliAcad/Clovis/Clovispdf/2.pdf>. Acesso em: (s/d).

Downloads

Publicado

2011-06-01