Os Mapas do Imperador: a catalogação e identificação da Cartografia da Coleção Teresa Cristina Maria
Palavras-chave:
Coleção, Mapas, Biblioteca Nacional, D. Pedro IIResumo
D. Pedro II é tido como um homem de ciência e com amplos interesses. Na saída da família imperial do Brasil, boa parte de sua coleção bibliográfica e documental ficou para trás, sendo depois doada a instituições com o nome de ‘Coleção Teresa Cristina Maria’. A coleção é composta por livros, documentos manuscritos, fotos, gravuras e mapas, que formam um panorama dos interesses do imperador e da ciência da época. No presente trabalho, iremos apresentar a parte da coleção cartográfica presente na Biblioteca Nacional, sua composição e como está sendo feito o tratamento desse fundo, que vai de obras raras como uma edição do século xv da Geografia de Ptolomeu até a mapas que acompanhavam os jornais londrinos do século XIX.
Downloads
Referências
Catálogo dos atlas, cartas, planos geographicos, hydrographicos, cartas astronomicas, mappas historicos e panoramicos e vistas photographicas: pertencentes a Bibliotheca do Imperador e por elle doados ao Instituto Historico e Geographico Brazileiro. Rio de Janeiro : Impr. Nacional, 1901.
Heymann, Luciana. De “arquivo pessoal’ a “patrimônio nacional”: reflexões acerca da produção de “legados”. Rio de Janeiro: cpdoc, 2005.
Herkenhoff, Paulo. Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Ed. Salamandra, 2006
Schwarcz, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa a independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Tooley, Roland Vere. et al. Tooley’s dictionary of mapmakers. Tring: Map Collector Publications, 1999-2004.
Vainfas, Ronaldo. (Org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.