As pinturas rupestres da Toca do Índio, Andrelândia, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • André Prous
  • Soraia Maria de Jesus
  • Ione Mendes Malta

Palavras-chave:

pinturas rupestres, Toca do Índio, Andrelândia

Resumo

A Toca do Índio do município de Andrelândia (MG) foi estudada por uma equipe do Setor de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1984, com a participação de estudantes da referida cidade. As pesquisas em campo totalizaram dez dias, em duas etapas; incluíram uma sondagem, uma topografia rápida e um levantamento sistemático por calque. Tratando-se de um salvamento realizado a pedido do IPHAN em uma região ainda desconhecida arqueologicamente, a interpretação dos vestígios escavados é bastante limitada; contudo, o registro rupestre fornece interessantes elementos comparativos a nível do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Malta, I, Mendes & Jesus, M. S. no prelo. “O Abrigo da Toca do Índio – Andrelândia MG - Um sítio da Tradição São Francisco na Zona da Mata”. Atas da 3ª reunião Científica da SAB, Goiania 1985. 15 p.

Prous, A. 1980 “Estilística e Cronologia na arte rupestre de Minas Gerais”, Pesquisas, Antropologia, São Leopoldo, 31: 121-146.

Prous, A. 1986 “L’Archéologie au Brésil, trois cents siècles d’occupation humaine”. L’Anthropologie, Paris, 90 (2): 257-306, 35 figs.

Prous, A. 1987 “Direções de pesquisa na análise da arte rupestre de Minas Gerais” – 2ª parte, Arquivos do Museu de História Natural da UFMG, 10:

Prous, A., Junqueira, P. & |Malta, I. Mendes – 1984 “Arqueologia do Alto Médio São Ferancisco. Região de Januária e Montalvânia” Revista Brasileira de Arqueologia, Belém, 1 (2): 59-72.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Artigos