Arqueologia e sonoridades

um estudo de caso das “Pedras do Sino” com marcas cupulares em sítios arqueológicos do Vale do Jaguaribe, Ceará, Brasil

Autores

Palavras-chave:

arqueologia contextual e arqueoacústica, rochas e propriedades sônicas, marcas cupulares

Resumo

O presente artigo apresenta o potencial arqueológico das características acústicas de suportes rochosos com marcas cupulares em contexto de sítios arqueológicos de arte rupestre do Vale do Jaguaribe, Ceará. Trata de um estudo de caso sobre blocos de rochas com propriedades sônicas especiais conhecidas popularmente como “pedras do sino”, bem como as características e técnicas das cúpules polidas nelas deixadas em tempos pretéritos e dos possíveis usos para finalidades sonoras. Para tanto, inclui análises preliminares comparativas das propriedades sônicas dos suportes em apreço e das evidências de preferências, escolhas e apropriações destes em função, provavelmente, de tais propriedades. Sob a luz da arqueologia contextual e da arqueoacústica, também propõe uma caracterização geoarqueológica, física e antropológica do fenômeno, e, consequentemente, visa contribuir para reflexões acerca da interdisciplinaridade nos estudos da paisagem, dos recursos materiais envolvidos e das sonoridades em períodos pré-coloniais no sítio inicial do estudo e em outros de contexto similar.

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Biografia do Autor

Agnelo Fernandes de Queirós, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Arqueólogo mestre e membro do Grupo de Pesquisa em Arqueometria da Universidade Federal do Piauí – UFPI/CNPQ. Sócio da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB e da Associação Brasileira de Arte Rupestre – ABAR.

Maria Conceição Soares Meneses Lage, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Arqueóloga, Prof.ª Dra. da Universidade Federal do Piauí e líder do Grupo de Pesquisa em Arqueometria UFPI/CNPQ.

Cesar Ulisses Vieira Veríssimo, Universidade Federal do Ceara - UFC

Geólogo, Prof. Dr. do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará – UFC

Henrique André Magalhães de Sylos

Músico baterista/percussionista. Produtor musical e engenheiro de áudio especializado em gravações de instrumentos acústicos e gravações externas no campo da cultura popular e musicalidade indígena do Brasil e América Latina

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Publicado

2024-02-06

Edição

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Artigos