O projeto Renasce Museu

documentação e divulgação dos acervos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Autores

  • André Leandro Silva

Palavras-chave:

Projeto Renasce Museu

Resumo

O incêndio da Reserva Técnica 1 do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) foi um evento exigente para toda a equipe do museu e um marco na nossa história. Em outro texto publicado no número anterior desta revista falamos das reações e ações que realizamos após o fogo, algumas mais urgentes como resgate do acervo remanescente, outras que se deram em políticas institucionais da UFMG, com articulação de diferentes setores da universidade, e aquelas que se deram também na equipe atuante no museu, com reflexões sobre as nossas práticas na produção do museu.

O acervo em reserva técnica é um conjunto de objetos em espera, ansiosos para estarem em exposição, em contato com o público, se relacionando com pesquisadores e participando de pesquisas. Tivemos que lidar com o fato de que um acervo em reserva técnica, posto em espera, se perdeu e não pôde ter a chance de participar de outros processos. Portanto, coube-nos perguntar: o que podemos fazer para não submeter os acervos, agora resgatados e acondicionados em nova reserva técnica, ao mesmo desígnio da espera? Como realizar preservação sem pauta-la exclusivamente na restrição do acesso? O projeto Renasce Museu foi uma experiência para tentar responder questionamentos como esses.

O dossiê que apresentamos pretende partilhar esta experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MHNJB. Campanha. Renasce Museu: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, 13 de fevereiro de 2021. Disponível em: <https://benfeitoria.com/projeto/renascemuseu>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2024.

MOTTA, Dilza Fonseca. Tesauro de cultura material dos Indios no Brasil. Rio de Janeiro: Museu de Índio – FUNAI. 2006.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Edição

Seção

Dossiê Renasce Museu