Determinação da área fonte da água marinha do córrego Boa Vista através do seu desgaste fluvial (região de Galiléia, MG)

Autores

  • Pierre Debrot CEFET-MG / UFMG
  • Joachim Karfunkel UFMG
  • Herbert Pöellmann Martin-Luther- University
  • Augusto Fonseca Fernandes UFMG

Palavras-chave:

Água marinha, desgaste fluvial, prospecção gemológica.

Resumo

A pesquisa desenvolve um método, para estimar a localização da área fonte desconhecida de gemas encontradas em sistema fluvial, utilizando o parâmetro desgaste. Como um dos objetivos da pesquisa prospectou-se água marinha no Córrego Boa Vista, à leste de Galiléia. Encontrou-se diversas amostras do mineral gema no sistema fluvial, algumas sem desgaste nenhum e outras com desgaste pronunciado. As gemas sem desgaste são oriundas da Lavra do “Eduardo”, situada a 150m ao Norte do local de prospecção. Já aquelas com desgaste acentuado foram alvo da presente pesquisa.


Utilizando amostras de água marinha coletadas na Lavra do “Eduardo”, em laboratório, com sedimentos do próprio sistema fluvial simulou-se o desgaste durante o transporte com a utilização de um tambor rotário (tumbler). O desgaste foi observado e descrito com utilização de uma lupa binocular e comparado com aquelas amostras coletadas do sistema fluvial. As curvas de desgaste foram desenvolvidas utilizando tempo de rotação em relação à perda de peso e, transformadas em distância percorrida. Desta forma determinou-se que as amostras de água marinha com desgaste pronunciado encontradas no Córrego Boa Vista percorreram uma distância de 4km de sua fonte. Os levantamentos de campo revelaram a ocorrência da lavra da Cigana a 4km a jusante do local prospectado, que representa a área fonte de tais água marinhas.

O processo representa um método auxiliar de prospecção aluvionar, maximizando o custo / benefício em relação ao método convencional, podendo ser usada em outros minerais gemológicos como foi realizado para a brasilianita da área de Mendes Pimentel, em Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre Debrot, CEFET-MG / UFMG

Professor do Departamento de Química do CEFET/MG. Doutor em Geologia, Pesquisador do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG.

Joachim Karfunkel, UFMG

Professor e Pesquisador do Instituto de Geociências da UFMG, Doutor em Geologia, Pesquisador do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Herbert Pöellmann, Martin-Luther- University

Professor, Doutor, Pesquisador e Chefe do Departamento de Mineralogia da Martin-Luther- University, Faculty of Natural Sciences III, Institute of Geocisciences, Mineralogy / Geochemistry, Germany.

Augusto Fonseca Fernandes, UFMG

Consultor na área de Geologia, Doutor em Geologia, Pesquisador do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Edição

Seção

Artigos